Vinte cidades com mais empregos
Serra, Vitória, Linhares e Aracruz lideram em número absoluto, mas, proporcionalmente, Sooretama surpreende e fica na dianteira
Escute essa reportagem
Um levantamento com o “mapa do emprego” no País mostra as 20 cidades do Espírito Santo que mais criaram postos de trabalho no primeiro semestre deste ano, em relação ao número de habitantes.
O mapeamento da Consultoria LCA foi realizado com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e, portanto, só inclui o mercado de trabalho formal.
Serra, Vitória, Linhares, Aracruz, Itapemirim, Cariacica, Vila Velha, Barra de São Francisco, Sooretama, Cachoeiro de Itapemirim, Jaguaré, Nova Venécia, Pinheiros, Vila Valério, São Mateus, Viana, Marataízes, Boa Esperança, Alegre e Ibatiba, nesta ordem, são os municípios que mais criaram oportunidades.
O estudo optou fazer uma relação entre criação de postos de trabalho e tamanho da população, porque municípios mais populosos tendem a apresentar saldos líquidos maiores de criação de emprego, embora nem sempre seja um valor representativo para a dinâmica local.
Os menores, por sua vez, também podem apresentar distorções, segundo os responsáveis pelo levantamento.
Na proporção das vagas por população, Sooretama fica na frente com 4,5%, seguida por Itapemirim, com 3,8%. Serra tem 0,9%; Vitória, 1,3%; Linhares, 1,6%; e Aracruz, 2,8%.
Segundo o diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, o resultado de destaque nacional já era esperado, até mesmo pelo desempenho apresentado nos dados do Caged nos últimos anos.
“De janeiro de 2020 a junho deste ano, o saldo acumulado é de mais de 130 mil novos postos de trabalho no Estado, segundo o Caged, com crescimento em todos os setores econômicos”, afirma.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Entre os setores econômicos estão serviços, comércio, construção, indústria e agropecuária.
Lira destaca que o Estado vem apresentando dados crescentes e cita que entre janeiro e junho deste ano o saldo de criação de empregos é próximo de 30 mil.
“O Estado e esses municípios vêm apresentando esses números devido às contas equilibradas e aos investimentos feitos pelo governo do Estado nos últimos anos, com valores recordes em todos as cidades capixabas”, diz.
Especialistas destacam estabilidade
Os economistas afirmam que os números positivos na criação de empregos são reflexos da estabilidade econômica do Estado e também as características que fizerem as primeiras cidades da lista a criarem mais oportunidades.
Segundo o economista Ricardo Paixão, o Estado tem alguns arranjos produtivos espalhados em diferentes cidades que se destacam.
“Na Serra, destaco o setor industrial, com grandes empresas, a exemplo de Vale e ArcelorMittal e na região de Civit. A capital é muito forte no comércio e Linhares no setor moveleiro e industrial”.
Segundo o economista Sebastião Demuner, o Estado se destaca por ser equilibrado economicamente e vem numa crescente, atraindo novos investimentos e empresas,
“O resultado é a criação de novas vagas e tendência de seguir em crescimento”, afirmou.
A LISTA
As cidades
O levantamento da consultoria econômica LCA, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), aponta que as cidades da Serra, Vitória, Linhares, Aracruz e Itapemirim, nesta ordem, foram as que mais criaram vagas de emprego neste ano.
Os dados são referentes ao primeiro semestre.
1 Serra: 4.855 vagas formais criadas.
2 Vitória: 4.063 vagas formais criadas.
3 Linhares: 2.637 vagas formais criadas.
4 Aracruz: 2.614 vagas formais criadas.
5 Itapemirim: 1.512 vagas formais criadas.
6 Cariacica: 1.506 vagas formais criadas.
7 Vila Velha: 1.415 vagas formais criadas.
8 Barra de São Francisco: 1.228 vagas formais criadas.
9 Sooretama: 1.1187 vagas formais criadas.
10 Cachoeiro de Itapemirim: 1.144 vagas formais criadas.
11 Jaguaré: 773 vagas formais criadas.
12 Nova Venécia: 603 vagas formais criadas
13 Pinheiros: 592 vagas formais criadas
14 Vila Valério: 507 vagas formais criadas
15 São Mateus: 431 vagas formais criadas
16 Viana: 363 vagas formais criadas
17 Marataízes: 360 vagas formais criadas
18 Boa Esperança: 269 vagas formais criadas
19 Alegre: 217 vagas formais criadas
20 Ibatiba: 214 vagas formais criadas
Fonte: Consultoria LCA/Caged.
Comentários