Vila Velha é a cidade que mais recebe empresas
Além de novas empresas atraídas, o desenvolvimento imobiliário da região também vem se destacando
Escute essa reportagem
Na liderança do ranking dos municípios com mais empresas abertas este ano no Espírito Santo, especialistas apontam em Vila Velha como “a bola da vez” quando o assunto é o desenvolvimento econômico.
O presidente da Associação de Empresários de Vila Velha (Assevila), Thomaz Tommasi, destacou que a cidade por muitos anos ficou como coadjuvante quando o assunto era receber investimentos.
“No entanto, o que temos visto nos últimos anos, com a maior organização, investimentos e crescimento do município, é que Vila Velha se tornou a bola da vez. Ela tem capacidade de crescimento logístico e de expansão imobiliária para todo tipo de público. Tem oportunidade de trabalho e um comércio aquecido. Porque as pessoas estão morando, estão trabalhando e consumindo em Vila Velha”, pontuou.
Ele destacou, ainda, o potencial do turismo na cidade, desde o religioso, até o de lazer e também de negócios.
Dados da Junta Comercial do Estado indicam que entre janeiro e outubro deste ano, Vila Velha foi o município com mais empresas abertas no Estado: 13.242.
Os dados levam em consideração empresas de todos os portes, incluindo Micro Empreendedor Individual (MEI). O município ficou a frente da Serra e de Vitória.
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, definiu o desenvolvimento da cidade como “pujante”, em pleno desenvolvimento.
“A cidade de Vila Velha é multifacetária, onde cabem diversas atividades econômicas. Temos desenvolvimento da área retroportuária. Temos loteamentos empresariais e residenciais na rodovia Darly Santos, além de vários investimentos em infraestrutura, lazer e mobilidade que vão impulsionar ainda mais esse nosso desenvolvimento”, destacou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha Everaldo Colodetti explicou que o desenvolvimento econômico é um conjunto de ações que colaboram para o investidor definir o município e local para se instalar.
“Dentre os critérios, a mobilidade urbana é um item importante em que o investidor analisa como escoar o produto e como as pessoas vão circular. Os investimentos nessa área têm atraído novos investidores”.
Valorização imobiliária é destaque
Além de novas empresas atraídas para Vila Velha, o desenvolvimento imobiliário da região também vem se destacando, com valorização do metro quadrado e grandes áreas para receber empreendimentos.
O diretor de legislação do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado (Sinduscon) Sandro Pretti explicou que o município tem como eixo de desenvolvimento imobiliário hoje, principalmente a região de Itaparica, Jockey de Itaparica, até a Barra do Jucu.
“As regiões da Praia da Costa e Itapuã já vêm sendo ocupadas há muitos anos, com áreas menores disponíveis. Então a região mais ao Sul vive hoje uma ampla expansão, com grandes terrenos e tendência ainda para verticalização, principalmente devido à infraestrutura já pronta junto à cidade”.
Ele ainda destacou os loteamentos residenciais, na região da Darly Santos. “De qualquer forma, para o desenvolvimento de regiões, precisamos de legislação urbana que incentive bairros mistos. Não funciona mais ter regiões apenas residenciais ou comerciais. Precisamos ter bairros em que as pessoas possam morar e ir a pé fazer compras”.
Dados do índice FipeZap apontaram que Vila Velha foi a cidade que registrou a segunda maior valorização imobiliária no País, ficando atrás apenas de São José, em Santa Catarina. O levantamento, divulgado em maio, teve como base os 12 meses anteriores.
Parque linear sobre canal
Além de obras de mobilidade urbana, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, destacou projetos voltados para o lazer no município.
Entre eles, está o tamponamento (cobertura) do Canal da Costa, que está licitado e pronto para iniciar as obras em breve.
“Teremos um parque linear no local, com bicicletário, estacionamento, parque infantil, pista de skate, quadra poliesportiva, campo de grama sintética, quadra de tênis. Será um parque muito completo para a população”, revelou o prefeito.
A obra tem parceria com o governo do Estado.
Comentários