Uso correto do cartão de crédito dá prêmios e viagem de graça
Especialistas dizem que o problema é a forma como os consumidores utilizam esse recurso
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Visto como vilão, o cartão de crédito não é o problema. O problema é a forma como os consumidores utilizam esse recurso, de acordo com economistas, contadores e gestores financeiros.
Não existe uma receita de bolo, já que o uso depende do perfil de cada consumidor. Com o uso correto do cartão de crédito e dos pontos que ele gera, é possível conquistar prêmios, viagens de graça, benefícios em produtos ou serviços.
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Entre os erros mais comuns dos consumidores no uso do cartão estão: não acompanhar os gastos, pagar apenas o valor mínimo da fatura e acumular dívidas, o que leva ao pagamento de juros elevados. Outro erro é não participar dos programas de recompensa.
Audrey Olaia viajou por 15 países usando milhas, entre eles Espanha, Alemanha, França, Catar, Tailândia, Índia, Vietnã e Malásia.
Ela revelou que conseguiu bancar até 100% das passagens com milhas. Destacou, ainda, que quem usa cartão de crédito, dependendo do banco, pode participar de promoções e ganhar prêmios.
Já o viajante com milhas Luciano Monteiro foi para 24 países. Entre eles Tailândia, Laos, Bolívia, Peru, Estados Unidos e países europeus. “Fui em todos os continentes”, revelou. Ele já utilizou os pontos do cartão para aquisição de diversos produtos ou serviços, mas vê na conversão nas milhas para aquisição de passagens o maior retorno.
De acordo com o presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), Claudio Felisoni de Angelo, as taxas de juros dos cartões de crédito são elevadas. “Não aproveitar os pontos que, dependendo do cartão tem benefícios diferenciados, gera um ônus adicional”, explicou.
Mas também destacou. “Nos programas de fidelidade, à medida que você utiliza o cartão, vai deixando informações valiosas como seus interesses de compra, frequência de consumo. Com elas, os varejistas conseguem direcionar melhor seu portfolio de produtos”.
A contadora Mônica Porto recomenda pagar a fatura integralmente para evitar juros. “Esses pontos podem ser convertidos em diversos benefícios. No entanto, é necessário ficar atento às regras e prazos para resgatá-los”.
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Assistente e sala VIP no aeroporto
Os benefícios de um cartão de crédito variam de acordo com o banco e a bandeira. Entre os benefícios pouco conhecidos está o de proteção de preço.
“Você compra um produto no seu cartão e, se em 30 dias você encontrar esse produto mais barato em outro lugar, o cartão cobre essa diferença”, explicou o administrador e planejador financeiro Lélio Monteiro.
Cartões de crédito também oferecem o serviço de concierge, que realiza diversas atividades pelo cliente como reservas de voos, hotéis, restaurantes, dicas de presentes, assistência com compras, por exemplo.
“São cartões de crédito de categorias superiores. As regras podem ser consumo mínimo, limite mínimo, entre outras”, explicou Lélio.
Além disso, também há benefícios como check-in e embarque preferencial em voos, como o oferecido pelo Itaú Personnalité, LatamPass e Visa Infinite, acessos a salas VIPs de aeroporto, entre outros.
Cada consumidor pode se informar sobre os benefícios do próprio cartão no site da operadora. E ficar atento para não perder oportunidades, já que a manutenção de um cartão de crédito muitas vezes não é nada barata.
Saiba mais
Erros mais comuns ao usar o cartão de crédito
- O uso adequado do cartão de crédito pode variar de consumidor para consumidor. Os erros mais comuns incluem não acompanhar os gastos, pagar apenas o valor mínimo da fatura e acumular dívidas devido ao pagamento de juros elevados.
Pontos de atenção
- Ao utilizar o cartão de crédito, o consumidor deve estar atento a alguns pontos importantes. Entre eles, ler atentamente o contrato do cartão, verificar as taxas de juros, tarifas e possível anuidade.
- Manter um controle dos gastos, evitar o acúmulo de dívidas, pagar a fatura integralmente e estar ciente dos prazos de pagamento para evitar a cobrança de juros e multas.
Escolha da forma de pagamento
- Para escolher entre pagar uma conta que não tem desconto à vista, mas que pode ser parcelada com o cartão de crédito sem juros, é importante avaliar se essa opção é realmente vantajosa mesmo, desde que o consumidor tenha condições de arcar com as parcelas mensais. Neste caso, o ideal é que se parcele apenas bens duráveis, como a compra de um eletrodoméstico, por exemplo.
Passagem
- Os pontos do cartão de crédito, quando transferidos para as companhias aéreas, passam a se chamar milhas. Essas milhas são utilizadas para aquisição de passagens.
- No programa de fidelidade TudoAzul, por exemplo, a partir de três mil pontos já é possível resgatar uma passagem aérea, além de poder trocar por serviços em viagens, diárias em hotéis e até mesmo produtos e serviços no Shopping TudoAzul.
Prêmios no cartão
- Existem alguns programas em que os consumidores podem trocar seus pontos do cartão de crédito por premiações. Cabe ao consumidor buscar as opções mais vantajosas para o seu perfil e avaliar as possibilidades.
Seguro aluguel de carro
- Alguns cartões de crédito oferecem o seguro para aluguel de carro. Para utilizar é preciso usar um cartão que oferece esse tipo de serviço e negar a cobertura da locadora. Normalmente ela bloqueia um valor no cartão para cobrir o seguro. O cliente precisa ter limite para isso.
Seguro-viagem
- Alguns cartões oferecem o seguro viagem, principalmente para viagens internacionais, tanto para o cliente quanto para o acompanhante.
Concierge
- É um assistente pessoal que auxilia o cliente do cartão durante suas viagens. Por exemplo, chamar um transporte por aplicativo, fazer uma reserva em um restaurante, ingressos para shows, compras.
Sala VIP de aeroporto
- Alguns cartões também permitem ao cliente e acompanhante ter acesso à sala VIP de aeroporto, onde é possível se alimentar, descansar, por exemplo, sem custos.
Proteção do preço
O consumidor compra um produto no próprio cartão e se em 30 dias encontrar esse produto mais barato em outro lugar, o cartão cobre essa diferença. Assim, o consumidor acaba tendo mais tranquilidade para a compra sem necessidade de pesquisa de preço.
Fonte: Especialistas citados na reportagem.
Análise | Luiz Sant'Anna, economista: “Cartão bem usado pode ser um aliado, e não um inimigo”
“O cartão de crédito é uma ferramenta que necessita ser utilizada com moderação. Os juros embutidos costumam ser altos e o pagamento mínimo da fatura esconde juros maiores ainda.
Inúmeros brasileiros vão se endividando olhando somente o valor da fatura sem se atentar para o tamanho do saldo devedor. Essa combinação vem aumentando o endividamento das famílias.
Negociar taxas de juros e prazos pode reduzir o risco de inadimplência. Consumir só o que cabe no bolso é o melhor remédio.
Planejamento, orçamento e disciplina são nossos maiores aliados no processo de usar o crédito . Ter todas as ferramentas de controle para não estourar o orçamento evita transtornos futuros. Com essas premissas básicas podemos usar o cartão como aliado, e não como inimigo.”
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