X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Opinião Econômica

Previsão otimista para a economia capixaba

Boas notícias que potencializam as previsões de expansão econômica


Imagem ilustrativa da imagem Previsão otimista para a economia capixaba
Pablo Lira, membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBS Instituto Jones dos Santos Neves - IJSN - Diretor presidente |  Foto: Arquivo AT

Na comparação do 1º trimestre de 2023 com o 4º trimestre de 2022, o PIB do Brasil aumentou 1,9%, superando as previsões, de acordo com os dados do IBGE. 

A economia do Espírito Santo cresceu 4,5% no 1º trimestre de 2023, desempenho duas vezes maior do que a média nacional, conforme as informações do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). 

Leia mais sobre Economia aqui

O resultado acima das expectativas do PIB capixaba foi ocasionado, sobretudo, pelos bons desempenhos do comércio, serviços e indústria extrativa que na comparação interanual computaram ampliações de 9,9%, 8,8% e 2,3%, respectivamente. 

Ademais, a economia capixaba se encontra equilibrada por um longo período de tempo e conta com mecanismos de estímulos ao desenvolvimento e atração de investimentos, como o Fundo Soberano.

Além de suas potencialidades, a economia do Espírito Santo provavelmente será beneficiada também pelos bons ventos que vêm do plano nacional. 

Com base no IBGE, a inflação, medida pelo IPCA, ficou em 0,23 em maio, superando as expectativas de baixa. No acumulado de 12 meses, a inflação está em 3,94%, valor bem inferior aos 11,73% contabilizados em maio de 2022.

Conforme esperado, em fevereiro de 2023, os impostos federais sobre os combustíveis voltaram a ser cobrados, o que pressionou uma alta da inflação naquele momento. Nos meses de março e abril a inflação veio desacelerando.

Leia mais

Plano de saúde individual deve ter reajuste anunciado nesta segunda

Veja as áreas que lideram pedidos de demissão no ES

Em maio de 2023, a Petrobras implementou sua nova política de preço, a qual reduziu a influência das variações bruscas do preço internacional do barril de petróleo. 

Vale destacar que essa estratégia foi adotada na 2ª quinzena de maio, logo, não explica por completo a queda da inflação naquele mês. Os desdobramentos dessa ação ainda vão influenciar uma desaceleração no IPCA nos próximos meses.

Como programado, está prevista para julho a retomada da cobrança do ICMS (alíquota única) sobre os combustíveis, o que deve puxar para cima a inflação, amenizando os efeitos da nova política de preços da Petrobras. 

Essa medida tende a melhorar a arrecadação nos estados, uma vez que o ICMS é uma das principais fontes das receitas estaduais.

Com base na série histórica dos dados sobre o PIB, constata-se que, geralmente, quando o País vai bem, a economia do Estado tende a apresentar um desempenho ainda melhor. 

Tomando isso como referência, as expectativas positivas de crescimento econômico no País e Estado são reforçadas para 2023. A economia capixaba provavelmente fechará o ano com crescimento acima da média nacional.

Para os próximos anos, as expectativas também são positivas. 

Até 2026, mais de R$ 50 bilhões em investimentos públicos e privados estão previstos para serem realizados no território do Espírito Santo, segundo o estudo do IJSN. Boas notícias que potencializam as previsões de expansão econômica!

Pablo Lira, doutor em Geografia, mestre em Arquitetura e Urbanismo, pesquisador do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e professor da Universidade Vila Velha (UVV)

Leia mais 

Mais de 15 mil trabalhadores por mês pedem demissão no ES

Conheça as abelhas “treinadas” para aumentar a produção de café no ES

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: