X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Shopee chega à sexta unidade no Espírito Santo

A gigante do comércio instalou unidades em Cariacica, Guarapari e São Mateus. E atuava já em Vila Velha, na Serra e em Cachoeiro


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Shopee chega à sexta unidade no Espírito Santo
Centro de distribuição: investimento em agilidade na entrega ao consumidor |  Foto: Divulgação/Shopee

A plataforma de comércio eletrônico Shopee inaugurou três hubs logísticos no Espírito Santo: em Cariacica, Guarapari e São Mateus. Eles somam-se aos de Cachoeiro de Itapemirim, Vila Velha e Serra, totalizando seis unidades no Estado.

Esses novos espaços, de acordo com a empresa, operam no modelo de última milha, onde os pedidos de vendedores são roteirizados e encaminhados diretamente aos consumidores. A expansão fortalece a cadeia logística da empresa, proporcionando maior agilidade na entrega dos pedidos aos consumidores em toda a região.

“Para a nossa operação, o Espírito Santo desempenha um papel estratégico, pois a região possui uma grande quantidade de vendedores e também uma alta concentração de consumidores”, comenta Rafael Flores, líder de Malha e Expansão Logística da Shopee.

No total, o marketplace conta com 11 centros de distribuição, localizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás e Rio Grande do Sul – os últimos inaugurados em fevereiro e março, respectivamente.

Além disso, são mais de 100 hubs logísticos de primeira e de última milha, todos exclusivos para produtos de lojistas brasileiros.

A jornada física de um pedido na plataforma começa com a preparação da mercadoria pelo vendedor, após a confirmação da compra. Os produtos são coletados nos espaços dos vendedores, por veículos da primeira milha, ou são levados pelos lojistas em agências Shopee — hoje a empresa conta com mais de 2 mil unidades. Os pedidos são encaminhados aos centros de distribuição, onde são separados e enviados para os hubs de última milha, unidades responsáveis pela roteirização e expedição para os mais de 20 mil motoristas parceiros realizarem as entregas ao consumidor.

A Shopee é um marketplace que conecta vendedores e consumidores. Lançada em 2015 em Singapura, chegou ao Brasil em 2019 e, atualmente, conta com uma equipe de mais de 10 mil funcionários e dois escritórios na cidade de São Paulo.

A empresa possui 11 centros de distribuição e mais de 100 hubs logísticos por todo o país, para atender as vendas dos seus mais de 3 milhões de vendedores brasileiros, que hoje são responsáveis por 90% das transações da plataforma.

Ampliação para a Região Nordeste

Depois do boom da pandemia que transformou a região de Cajamar, na Grande São Paulo, na meca dos galpões logísticos, o mercado vive hoje uma fase de descentralização, com operadores se expandindo para o Nordeste. A participação da região no total das locações no País era de 7%, em meados do ano passado, e hoje está em 9%.

Estados que não figuravam nessas estatísticas há um ano, como é o caso do Piauí e Maranhão no Nordeste, e Tocantins, na região Norte, hoje já contam com galpões para apoiar vendas do e-commerce. Os dados são da consultoria imobiliária Newmark e informados pelo blog Capital, do jornal O Globo.

Considerando apenas as locações de galpões feitas pelos grandes market places como Mercado Livre e Shopee, 17% de um total de 686 mil m² alugados desde o início do ano aconteceu no Nordeste.

“Vimos neste ano a expansão importante do e-commerce no Nordeste, principalmente em Pernambuco, Bahia e Sergipe, o que garante a entrega mais rápida também nestes importantes centros consumidores” disse Mariana Hanania, diretora de Pesquisa e Inteligência de Mercado da Newmark.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: