Próximo domingo será o último com supermercados abertos no ES
A partir do dia 1º de março, consumidores terão de reorganizar a rotina de compras para outros dias da semana
Siga o Tribuna Online no Google
Este será o último fim de semana com supermercados abertos aos domingos, no Espírito Santo, antes do início do período de fechamento previsto na nova Convenção Coletiva do setor. A partir do dia 1º de março, consumidores terão de reorganizar a rotina de compras da semana.
Nos supermercados do Estado, a expectativa é de aumento no fluxo de clientes aos sábados e às segundas-feiras, o que tem levado alguns estabelecimentos a reforçarem escalas e quadros, para dar conta da maior demanda.
Para alguns empresários do setor, o fechamento dos supermercados aos domingos está sendo visto de forma positiva. Eles apontam que será uma forma de evitar perda financeira e enfrentar a falta de mão de obra.
Um deles é Jose Henrique Neffa, responsável pelo São José Supermercado. Para ele, a população terá de se adequar às novas regras de funcionamento.
“Não conseguimos pessoas para trabalhar nem durante a semana. Se ainda colocamos domingo, fica difícil”, afirma, acrescentando acreditar que o horário aos domingos “não volta nunca”.
William Carone Júnior, diretor do Carone, acredita que o encerramento aos domingos resolverá várias dificuldades. Uma delas, segundo ele, diz respeito à demissão por justa causa relacionada a entrega de falsos atestados.
“Se houver um grande evento, recebemos vários atestados e acabamos tendo que demitir funcionários. Isso não vai mais acontecer”, aponta.
Acrescenta ainda que não há expectativa de nenhuma alteração no horário de funcionamento antes da negociação da Convenção Coletiva no final de outubro.
O economista e consultor empresarial Sebastião Demuner afirmou que fechar ou abrir os supermercados aos domingos tem muitos pontos a serem considerados.
Um deles é que alguns empresários consideram que ao abrir aos domingos podem arrecadar mais, vender mais.
“No entanto, o grande impacto do fechamento dos estabelecimentos ainda é humano. As pessoas precisam trabalhar, mas realmente estamos vivendo um momento em que muito tem se pensado e discutido sobre a qualidade de vida do trabalhador”.
Negociações
Após processo de negociações, a direção do Sindicomerciários e a Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES) assinaram, em novembro do ano passado, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2025 / 2027.
Ficou estabelecido, a partir de 1º de março de 2026, o descanso aos domingos para funcionários de empresas de gêneros alimentícios — incluindo hipermercados, autosserviços, atacadistas, atacarejos, mercearias, hortifrutis e estabelecimentos em shopping centers — além dos trabalhadores do setor de material de construção.
As demais lojas de shoppings continuam abrindo.
Vigência
Esse acordo terá vigência exclusiva no período de 1º de março a 31 de outubro deste ano, independentemente do prazo de validade dessa Convenção Coletiva de Trabalho.
Encerrado esse período, os pontos acordados perdem automaticamente a eficácia, salvo se houver prorrogação expressa mediante novo instrumento coletivo firmado entre as partes.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários