X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Profissionalizar gestão favorece cooperativismo no ES

Diretor-executivo da OCB-ES falou sobre os principais desafios do sistema cooperativo


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Profissionalizar gestão favorece cooperativismo no ES
Carlos André Santos de Oliveira é diretor-executivo do Sistema OCB/ES e vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/ES |  Foto: Kadidja Fernandes / AT

Os principais desafios do cooperativismo são qualificar a mão de obra, além de profissionalizar a gestão e a governança do sistema cooperativo.

Segundo Carlos André Santos de Oliveira, diretor-executivo da Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo (OCB-ES), é o que tem sido feito de forma exemplar pelas cooperativas do Espírito Santo, principalmente nos últimos anos.

Leia mais sobre Economia

“Com o apoio do Sistema OCB-ES, as cooperativas capixavas nos últimos anos, se prepararam muito no sentido de aprimorar e profissionalizar a governança e a gestão. Com isso, as cooperativas estão tendo uma gestão mais profissional, com seus dirigentes e sua equipe de colaboradores”.

Segundo dados do Anuário do Cooperativismo Capixaba 2023, o Espírito Santo tem atualmente 747 mil cooperados que são membros de uma das 115 cooperativas registradas.

Oliveira explicou que as cooperativas no Estado estão tendo desenvolvimento bem maior do que o esperado. “São resultados positivos, por conta da boa governança e da gestão mais profissional. Isso traz melhores resultados e transparência”.

Competitivo

Com a missão de representar e desenvolver o cooperativismo, para torná-lo mais competitivo e respeitado pelo papel que desempenha na sociedade, há 51 anos foi criada a OCB-ES.

A criação da instituição, em 4 de setembro de 1972, aconteceu em virtude do crescimento do número de cooperativas e foi constituída com o nome Organização e Sindicato das Cooperativas do Estado do Espírito Santo (OCEES).

Os números 

- 747 milcooperados no Estado

- 115 cooperativas registradas

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: