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Economia

Produtos que devem ser campeões de vendas nesta Black Friday

Pesquisa aponta que itens de informática e eletrônicos são os mais procurados na Black Friday, que acontece em 24 de novembro


Imagem ilustrativa da imagem Produtos que devem ser campeões de vendas nesta Black Friday
Movimentação de clientes em loja: aparelhos de TV estão entre os eletrônicos desejados da promoção |  Foto: SUAMY BEYDOUN/ESTADÃO CONTEÚDO

Os produtos eletrônicos e os de informática serão os mais procurados pelos brasileiros na Black Friday, que vai acontecer no dia 24 de novembro. É o que aponta uma pesquisa da startup Méliuz.

O levantamento também aponta que 95,2% dos consumidores estão dispostos a comprar na Black Friday e 32% pretendem gastar mais de R$ 1.000, revelando um provável aumento de 62% no ticket médio da data em 2022.

As lojas on-line são as favoritas de quase todos os que responderam a pesquisa: 98%. Os motivos apontados são o menor preço, a comodidade e as promoções.

Apesar disso, o economista Antônio Marcus Machado considera que as lojas físicas não vão perder lucro, já que muitos consumidores ainda têm receio de comprar on-line e o fator visual, do contato com o produto, é muito importante para as vendas.

Segundo ele, a Black Friday tem importância central para dar fôlego ao comércio no final do ano, quando, apesar do aumento das vendas, há muitos gastos com encargos. Por isso, o aumento das vendas antes do Natal permite um aquecimento do setor.

O vice-presidente da Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES), José Carlos Bergamin, ressalta a importância da Black Friday para o comércio com o fato de que atualmente até academias, cafeterias e salões de beleza adotam o tema promocional para promover seus produtos e serviços, além de frequentemente as promoções serem estendidas por dias, semanas e em alguns casos todo o mês de novembro.

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“A data aqui no Brasil não fica limitada à queima de estoque. O comércio aproveita para antecipar as promoções de Natal e melhorar o faturamento desde novembro, e os consumidores aproveitam para antecipar as compras de fim de ano gastando menos”, defende.

Uma análise da Fecomércio, com base em dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), demonstrou que o Espírito Santo deve abrir cerca de 6 mil empregos temporários para o final do ano nos setores de comércio (66% do total) e serviços.

Segundo a estimativa, a taxa de efetivação deverá ficar em torno de 12% do total de contratações, a depender da percepção dos empresários com a virada do ano.

SAIBA MAIS

As 10 categorias mais procuradas no País

> Eletrônicos e informática: 49,2%.
> Eletrodomésticos e eletroportáteis: 44,8%.
> Roupas: 30,8%.
> Acessórios e calçados: 27,7%.
> Perfumes e cosméticos: 21,5%.
> Móveis e decoração: 16,3%.
> Livros: 15,4%.
> Alimentos e bebidas: 14,8%.
> Viagem: 11,3.
> Jogos e consoles: 9,5%.

Brasileiros estão mais dispostos a gastar
> 95,2% dos entrevistados em uma pesquisa da startup Méliuz estão dispostos a comprar na Black Friday este ano.
> 32% pretendem gastar mais de R$ 1.000. Isso representa um aumento de 62% em relação ao ticket médio da Black Friday brasileira de 2022.
> 50,9% estão esperando a Black Friday para fazer compras.
> 18,3% vão substituir itens antigos ou repor produtos com defeito.
> 8,1% vão antecipar a compra dos presentes de Natal.
> 7,9% vão estocar produtos de uso recorrente.
> 98% pretendem realizar a maioria das compras em lojas on-line. Preços mais atrativos, maior comodidade, promoções on-line, uso de cupons de desconto e possibilidade de ganhar cashback são os principais motivos da preferência.

Benefícios são fator decisivo para a compra
> Cashback (sistema em que parte do dinheiro pago é devolvido) é apontado por 22,4% dos entrevistados como fator fundamental.
> Frete grátis: preferência de 10%.
> Parcelamento sem juros é priorizado por 3,7%.> Descontos à vista são levados em conta por 3,3% na hora da compra.
> Qualidade do produto é prioridade apenas para 3%.
> Reputação da loja ou da marca é priorizada por 2% dos entrevistados.
> Tempo de entrega é o fator principal para apenas 1,2%.

Antecipação nas pesquisas de preço
> 39,2% dos entrevistados já iniciaram suas pesquisas de preço para a Black Friday.
> 15,1% iniciam a pesquisa dois meses antes da data.
> 20,4% começam a pesquisar faltando um mês.
> 7,5% deixam para pesquisar faltando duas semanas.
> 8,4% só vão pesquisar na semana da Black Friday.
> 2,9% só se preocupam no dia de comprar e 6,6% não costumam pesquisar preços antes de comprar.

Como economizar na Black Friday
> Faça uma lista de desejos.
> defina um orçamento máximo.
> pesquise preços com antecedência.
> acompanhe a evolução de preços dos produtos.
> faça suas compras somente em lojas confiáveis.
> se atente à política de compras e devoluções das lojas.
> também é possível se inscrever em newsletters e alertas das suas lojas favoritas, para se atentar a novas promoções e condições exclusivas.

Black Friday é boa para dar fôlego ao comércio
> No final do ano, época de pagamento de férias, décimo terceiro e outros encargos, o setor do comércio tem gastos importantes. A Black Friday é importante para fortalecer os lucros do setor e permitir maior conforto na preparação para as vendas de Natal e Ano Novo.
> Serviços também são aquecidos, devido ao aumento do movimento nas lojas e centros comerciais.

6 mil novos empregos no Espírito Santo
> O Estado deve abrir mais de 6 mil empregos temporários nos setores de comércio e serviços para as festas de final de ano.
> 66% do total apenas no comércio.
> Taxa de efetivação deve ficar em torno de 12% do total de contratações do período.

Conjuntura econômica positiva eleva otimismo
> A queda da inflação e da taxa de juros é fator fundamental para as expectativas positivas com a Black Friday.
> Desenrola brasil ajuda a favorecer compras, sobretudo parceladas.

Fonte: Méliuz, Fecomércio-ES e especialista.

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