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Economia

Produtos que devem ser campeões de vendas nesta Black Friday

Pesquisa aponta que itens de informática e eletrônicos são os mais procurados na Black Friday, que acontece em 24 de novembro


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Imagem ilustrativa da imagem Produtos que devem ser campeões de vendas nesta Black Friday
Movimentação de clientes em loja: aparelhos de TV estão entre os eletrônicos desejados da promoção |  Foto: SUAMY BEYDOUN/ESTADÃO CONTEÚDO

Os produtos eletrônicos e os de informática serão os mais procurados pelos brasileiros na Black Friday, que vai acontecer no dia 24 de novembro. É o que aponta uma pesquisa da startup Méliuz.

O levantamento também aponta que 95,2% dos consumidores estão dispostos a comprar na Black Friday e 32% pretendem gastar mais de R$ 1.000, revelando um provável aumento de 62% no ticket médio da data em 2022.

As lojas on-line são as favoritas de quase todos os que responderam a pesquisa: 98%. Os motivos apontados são o menor preço, a comodidade e as promoções.

Apesar disso, o economista Antônio Marcus Machado considera que as lojas físicas não vão perder lucro, já que muitos consumidores ainda têm receio de comprar on-line e o fator visual, do contato com o produto, é muito importante para as vendas.

Segundo ele, a Black Friday tem importância central para dar fôlego ao comércio no final do ano, quando, apesar do aumento das vendas, há muitos gastos com encargos. Por isso, o aumento das vendas antes do Natal permite um aquecimento do setor.

O vice-presidente da Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES), José Carlos Bergamin, ressalta a importância da Black Friday para o comércio com o fato de que atualmente até academias, cafeterias e salões de beleza adotam o tema promocional para promover seus produtos e serviços, além de frequentemente as promoções serem estendidas por dias, semanas e em alguns casos todo o mês de novembro.

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“A data aqui no Brasil não fica limitada à queima de estoque. O comércio aproveita para antecipar as promoções de Natal e melhorar o faturamento desde novembro, e os consumidores aproveitam para antecipar as compras de fim de ano gastando menos”, defende.

Uma análise da Fecomércio, com base em dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), demonstrou que o Espírito Santo deve abrir cerca de 6 mil empregos temporários para o final do ano nos setores de comércio (66% do total) e serviços.

Segundo a estimativa, a taxa de efetivação deverá ficar em torno de 12% do total de contratações, a depender da percepção dos empresários com a virada do ano.

SAIBA MAIS

As 10 categorias mais procuradas no País

> Eletrônicos e informática: 49,2%.
> Eletrodomésticos e eletroportáteis: 44,8%.
> Roupas: 30,8%.
> Acessórios e calçados: 27,7%.
> Perfumes e cosméticos: 21,5%.
> Móveis e decoração: 16,3%.
> Livros: 15,4%.
> Alimentos e bebidas: 14,8%.
> Viagem: 11,3.
> Jogos e consoles: 9,5%.

Brasileiros estão mais dispostos a gastar
> 95,2% dos entrevistados em uma pesquisa da startup Méliuz estão dispostos a comprar na Black Friday este ano.
> 32% pretendem gastar mais de R$ 1.000. Isso representa um aumento de 62% em relação ao ticket médio da Black Friday brasileira de 2022.
> 50,9% estão esperando a Black Friday para fazer compras.
> 18,3% vão substituir itens antigos ou repor produtos com defeito.
> 8,1% vão antecipar a compra dos presentes de Natal.
> 7,9% vão estocar produtos de uso recorrente.
> 98% pretendem realizar a maioria das compras em lojas on-line. Preços mais atrativos, maior comodidade, promoções on-line, uso de cupons de desconto e possibilidade de ganhar cashback são os principais motivos da preferência.

Benefícios são fator decisivo para a compra
> Cashback (sistema em que parte do dinheiro pago é devolvido) é apontado por 22,4% dos entrevistados como fator fundamental.
> Frete grátis: preferência de 10%.
> Parcelamento sem juros é priorizado por 3,7%.> Descontos à vista são levados em conta por 3,3% na hora da compra.
> Qualidade do produto é prioridade apenas para 3%.
> Reputação da loja ou da marca é priorizada por 2% dos entrevistados.
> Tempo de entrega é o fator principal para apenas 1,2%.

Antecipação nas pesquisas de preço
> 39,2% dos entrevistados já iniciaram suas pesquisas de preço para a Black Friday.
> 15,1% iniciam a pesquisa dois meses antes da data.
> 20,4% começam a pesquisar faltando um mês.
> 7,5% deixam para pesquisar faltando duas semanas.
> 8,4% só vão pesquisar na semana da Black Friday.
> 2,9% só se preocupam no dia de comprar e 6,6% não costumam pesquisar preços antes de comprar.

Como economizar na Black Friday
> Faça uma lista de desejos.
> defina um orçamento máximo.
> pesquise preços com antecedência.
> acompanhe a evolução de preços dos produtos.
> faça suas compras somente em lojas confiáveis.
> se atente à política de compras e devoluções das lojas.
> também é possível se inscrever em newsletters e alertas das suas lojas favoritas, para se atentar a novas promoções e condições exclusivas.

Black Friday é boa para dar fôlego ao comércio
> No final do ano, época de pagamento de férias, décimo terceiro e outros encargos, o setor do comércio tem gastos importantes. A Black Friday é importante para fortalecer os lucros do setor e permitir maior conforto na preparação para as vendas de Natal e Ano Novo.
> Serviços também são aquecidos, devido ao aumento do movimento nas lojas e centros comerciais.

6 mil novos empregos no Espírito Santo
> O Estado deve abrir mais de 6 mil empregos temporários nos setores de comércio e serviços para as festas de final de ano.
> 66% do total apenas no comércio.
> Taxa de efetivação deve ficar em torno de 12% do total de contratações do período.

Conjuntura econômica positiva eleva otimismo
> A queda da inflação e da taxa de juros é fator fundamental para as expectativas positivas com a Black Friday.
> Desenrola brasil ajuda a favorecer compras, sobretudo parceladas.

Fonte: Méliuz, Fecomércio-ES e especialista.

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