X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Português errado vai tirar metade da nota na prova do “Enem dos Concursos”

Questões discursivas vão ter dois critérios de avaliação: o uso correto da Língua Portuguesa e os conhecimentos específicos exigidos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Português errado vai tirar metade da nota na prova do “Enem dos Concursos”
Candidatos durante prova: é preciso apresentar documento original e cartão de inscrição impresso para o exame |  Foto: Divulgação

As questões discursivas do Concurso Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos Concursos”, terão dois critérios para avaliação: o uso correto da Língua Portuguesa e os conhecimentos específicos exigidos pela indagação ou proposta de redação.

Nesta parte do exame, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informa que 50% da nota corresponde apenas à avaliação do português.

O concurso foi dividido em oito blocos temáticos, sete deles para as vagas de nível superior e um para nível médio. Há provas discursivas e de múltipla escolha.

Além dos testes específicos, por cada área, há provas comuns de múltipla escolha para os blocos de nível superior, incluindo temas como “Desafios do Estado de Direito” e “Finanças Públicas”.

Ao todo, 2,1 milhões de candidatos competem pelas 6.640 vagas disponíveis no serviço público, em 21 órgãos ligados ao governo federal. O Espírito Santo tem 40.937 inscritos. É preciso ficar atento ao que levar no dia da prova.

Todos os candidatos deverão apresentar o cartão de confirmação de inscrição impresso e um documento original com foto.

Não serão aceitas cópias, mesmo que autenticadas, e, no caso de um documento digital, é preciso que o candidato o mostre diretamente do aplicativo. A recomendação é que ele já esteja baixado, pois fotos e capturas de tela não serão aceitos e o aplicativo funciona sem internet.

Em relação ao material, é necessário levar caneta preta de material transparente. A dica é levar mais de uma, por precaução, já que não serão aceitos lápis, lapiseiras ou canetas de tinta azul.

Os concorrentes não poderão se comunicar durante as provas, nem para pedir caneta emprestada. O candidato ainda pode levar alimentos e bebidas, desde que as embalagens estejam lacradas e as garrafas sejam transparentes.

Não serão permitidos relógios, tampouco o uso de óculos escuros ou chapéus, bonés, gorros, protetores auriculares, entre outros.

Também é vedado o uso de aparelhos eletrônicos de qualquer natureza, como agendas eletrônicas, livros digitais, gravadores, pendrives, tocadores de música, fones de ouvido e chaves com alarme.

Se for constatado o uso ou porte de algum material não autorizado durante a prova, inclusive de apostilas, livros ou anotações, o candidato será desclassificado.

Os números

- 640 vagas são oferecidas no CNU

- 40.937candidatos inscritos no Estado

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: