X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Novidades no Pix mexe com bancos a partir de outubro

"Pix automático" é a novidade


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Novidades no Pix mexe com bancos a partir de outubro
|  Foto: Reprodução/Canva

O Banco Central (BC) divulgou as regras do “Pix Automático”, que entrará em vigor em 28 de outubro de 2024. Além de explicar como vai funcionar a nova função, o BC também explicou a diferença entre o Pix Automático e o Pix Agendado, que já existe em alguns bancos, mas passará a ser obrigatório em todos também a partir de outubro do ano que vem.

Similar ao débito automático, o Pix Automático debitará valores diretamente da conta do usuário por meio de transferências instantâneas, eliminando a dependência do limite estabelecido pela instituição financeira.

A intenção é atingir um público mais amplo do que o débito automático, simplificando os acordos para as empresas. O Pix Automático será direcionado exclusivamente a pessoas jurídicas.

O BC estabeleceu diretrizes para autorização prévia, cancelamento, rejeição, liquidação, devolução e responsabilidade em caso de erro, entre outras normas. Participantes não conformes serão sujeitos a multas por atrasos na oferta do serviço. O desenvolvimento dos sistemas ocorrerá de janeiro a agosto de 2024, com testes programados para setembro.

No Pix Automático, os usuários poderão realizar pagamentos recorrentes a empresas, como escolas, condomínios, planos de saúde, distribuidoras de energia e água. Essas empresas e outros tipos de negócio poderão habilitar o pagamento sem a necessidade de que haja um convênio delas com os bancos dos consumidores.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: