X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Novas opções para ter internet no campo

Ampliação é considerada essencial por especialistas


Imagem ilustrativa da imagem Novas opções para ter internet no campo
Uso de tecnologia no campo: ampliação ajudaria economia a crescer |  Foto: Divulgação

Se por um lado a internet é parte da infraestrura necessária para o aumento da produtividade do agronegócio, por outro, a sua ausência impõe atraso, inviabiliza o uso da comunicação entre máquinas mais modernas e impede até mesmo o acesso a educação à distância no campo.

Por esses e outros motivos a ampliação do seu acesso na área rural é considerada essencial por especialistas. No Estado, está sendo realizado um estudo preliminar para expandir o projeto de fibra óptica denominado “ES Digital” para a área rural.

Outra possibilidade é o uso de outra tecnologia que o estudo pode apontar. Ele está sendo realizado pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) junto com outros órgãos governamentais do estado.

No país, 30% das propriedades rurais estão conectadas via satélite, rádio, 3G ou 4G, de acordo com informações do jornal O Globo. O diretor técnico administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar ), Fabrício Gobbo Ferreira, estima que essa também seja a realidade no Estado.

Ele explicou que embora o Estado esteja fazendo investimentos na área, a infraestrutura de internet para o meio rural precisa melhorar. “É possível que a situação esbarre na falta de interesse das operadoras de internet, devido ao baixo número de habitantes na área rural”, explicou.

Tanto a energia solar quanto a internet estão diretamente ligadas ao aumento da produtividade no campo, segundo ele, que ressaltou a importância da conexão para a comunicação entre máquinas, agricultura de precisão, educação no campo e até mesmo a segurança.

“Se o produtor tem câmera na propriedade. Como ele vai acompanhar como está a situação à distância sem internet? A falta de intenet prejudica até mesmo a segurança”, destacou.

Produtividade

A secretária de Desenvolvimento Rural, Inovação, Cooperativismo e Irrigação do Ministério da Agricultura, Renata Miranda, avalia que se a cobertura de internet na área rural do Brasil fosse ampliada de 30% para 48%, o Valor Bruto da Produção (VBP) agropecuária, estimado hoje em mais de R$ 1 trilhão, poderia crescer 4,5%, segundo informações do jornal O Globo.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: