Novas opções para ter internet no campo
Ampliação é considerada essencial por especialistas
Escute essa reportagem

Se por um lado a internet é parte da infraestrura necessária para o aumento da produtividade do agronegócio, por outro, a sua ausência impõe atraso, inviabiliza o uso da comunicação entre máquinas mais modernas e impede até mesmo o acesso a educação à distância no campo.
Por esses e outros motivos a ampliação do seu acesso na área rural é considerada essencial por especialistas. No Estado, está sendo realizado um estudo preliminar para expandir o projeto de fibra óptica denominado “ES Digital” para a área rural.
Outra possibilidade é o uso de outra tecnologia que o estudo pode apontar. Ele está sendo realizado pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) junto com outros órgãos governamentais do estado.
No país, 30% das propriedades rurais estão conectadas via satélite, rádio, 3G ou 4G, de acordo com informações do jornal O Globo. O diretor técnico administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar ), Fabrício Gobbo Ferreira, estima que essa também seja a realidade no Estado.
Ele explicou que embora o Estado esteja fazendo investimentos na área, a infraestrutura de internet para o meio rural precisa melhorar. “É possível que a situação esbarre na falta de interesse das operadoras de internet, devido ao baixo número de habitantes na área rural”, explicou.
Tanto a energia solar quanto a internet estão diretamente ligadas ao aumento da produtividade no campo, segundo ele, que ressaltou a importância da conexão para a comunicação entre máquinas, agricultura de precisão, educação no campo e até mesmo a segurança.
“Se o produtor tem câmera na propriedade. Como ele vai acompanhar como está a situação à distância sem internet? A falta de intenet prejudica até mesmo a segurança”, destacou.
Produtividade
A secretária de Desenvolvimento Rural, Inovação, Cooperativismo e Irrigação do Ministério da Agricultura, Renata Miranda, avalia que se a cobertura de internet na área rural do Brasil fosse ampliada de 30% para 48%, o Valor Bruto da Produção (VBP) agropecuária, estimado hoje em mais de R$ 1 trilhão, poderia crescer 4,5%, segundo informações do jornal O Globo.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários