Montadora apresenta o 3º carro que quer produzir no ES
O SUV Tático foi apresentado pela Lecar, que promete produzi-lo na unidade planejada para ser instalada em Sooretama
Escute essa reportagem

A montadora Lecar, que planeja produzir o primeiro carro eletrificado 100% brasileiro, anunciou o desenvolvimento de mais um modelo de veículo híbrido, que será lançado ainda neste ano.
Ele se chama Tático, um esportivo utilitário — ou SUV — com porte de jipe e motor híbrido flex. O veículo é previsto para ser produzido na fábrica em Sooretama, no Norte do ES, prevista para iniciar a construção ainda neste ano e as operações em agosto de 2026.
O modelo vai compartilhar a mesma plataforma do híbrido flex Lecar 459 e da picape Campo, os dois outros veículos já anunciados pela marca, detalha o fundador da Lecar, Flávio Figueiredo.

As informações técnicas, no entanto, ainda não estão disponíveis. O lançamento oficial está previsto para ocorrer no Salão do Automóvel, em novembro, junto com a exibição dos dois outros carros.
No último final de semana, a Lecar apresentou o primeiro modelo, o Lecar 459, a personalidades do automobilismo e a visitantes de um camarote durante a etapa de São Paulo da FIA World Endurance Cup (WEC), competição da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) destinada a protótipos de luxo, no Autódromo Internacional de Interlagos.
Até o momento, não é possível visualizar o veículo por dentro. O modelo exibido em eventos pela marca, uma espécie de “protótipo final”, só possui a parte externa. Um vidro preto fosco impede de observar o interior, que nessa versão não está construído.
“Estamos fazendo os ajustes finais da parte interna e iremos lançar o carro durante o Salão do Automóvel, em novembro, já podendo ser dirigido”, afirma Figueiredo, que disse também que o licenciamento ambiental da fábrica em Sooretama está próximo de sair.
“Acredito que, se tudo der certo, até sexta-feira (18) estará pronto”, diz. Procurado, o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) não respondeu até o fechamento desta reportagem.
A fábrica, de acordo com os planos anunciados pela empresa, terá área total de 440 mil metros quadrados, sendo 90 mil metros quadrados de área construída, e vai empregar cerca de 600 profissionais na fase inicial, com previsão de chegar a 1.200 no pico de produção — a produção de 10 mil veículos por mês.
A previsão, segundo a empresa, é que o pico de produção da fábrica instalada em Sooretama ocorrem em até 18 meses após o início da operação — ou seja, cerca de um ano e meio.

Saiba mais
Tático
É o terceiro modelo anunciado pela montadora capixaba Lecar, que deve iniciar a construção da sua primeira fábrica ainda neste ano, em Sooretama, no Norte do Estado.
O veículo é um esportivo utilitário — ou seja, um SUV — com porte de jipe e motor híbrido flex.
A montadora promete levar ao modelo autonomia, tecnologia embarcada, sustentabilidade, design esportivo e inovação 100% brasileira.
No entanto, a produção do carro será de baixo volume: ou seja, serão poucas unidades.
A proposta é que ele seja personalizável. O modelo vai inaugurar a plataforma “Studio Fatto a Mano”, da Lecar, que segundo a empresa resgata “as origens da descendência romana do fundador da marca.”
”Cada unidade do modelo será única, revelando nos detalhes a personalidade de seu proprietário”, diz a empresa.
Sobre a empresa
A Lecar é uma fabricante brasileira de veículos híbridos flex e elétricos, com foco em oferecer carros híbridos no Brasil com preços acessíveis.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários