X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Montadora abre 500 empregos para produzir 1º ônibus elétrico capixaba

Marcopolo vai contratar 500 novos empregados para produzir o primeiro veículo elétrico 100% capixaba, Attivi Integral, um marco na indústria


Imagem ilustrativa da imagem Montadora abre 500 empregos para produzir 1º ônibus elétrico capixaba
São produzidos 20 ônibus por dia em São Mateus |  Foto: Divulgação/Marcopolo

Multinacional brasileira, a Marcopolo vai apresentar em setembro o primeiro ônibus 100% elétrico produzido no Espírito Santo, o Attivi Integral, um marco na indústria capixaba.

Com os investimentos na montadora em São Mateus, no Norte do Estado, 500 postos de trabalho serão abertos até o próximo ano.

O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, esteve em visita técnica à unidade fabril capixaba da marca no início desta semana, junto a Paulo Baraona, presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), e do CFO da empresa, Pablo Freitas Motta.

Ricardo destacou que a Marcopolo concluiu o primeiro ciclo de investimentos, de R$ 350 milhões, e iniciará o segundo ciclo, com investimentos de mais R$ 260 milhões, contando com incentivos do governo do Estado, como o Programa de Incentivo ao Investimento no Estado (Invest-ES).

Segundo Ricardo, esses investimentos da Marcopolo mostram a força da indústria automobilística do Estado e vão ao encontro das pautas de sustentabilidade defendidas pelo governo, como a descarbonização. “É muito importante para a indústria automobilística capixaba, a Marcopolo dialoga com o esforço fazemos com a transição energética.”

A fábrica em São Mateus produz atualmente 20 ônibus por dia, ou 70% da capacidade, disse Ricardo.

O especialista em atração de investimentos Luiz Fernando Lorenzoni, envolvido nas tratativas para atrair a montadora para São Mateus, no início da última década, disse que a princípio serão produzidos de quatro a cinco ônibus elétricos por dia. A empresa informou que a capacidade é de fabricar 26 veículos por dia.

No caso do Attivi Integral, é o primeiro veículo da Marcopolo com carroceria e chassi próprios. Ricardo destacou que atualmente parte das peças para montagem dos ônibus vêm de São Paulo e Rio Grande do Sul, mas que o governo está trabalhando para mais delas sejam produzidas no Estado.

No fim do ano passado, o governo do Estado anunciou que vai comprar, entre o final deste ano e o início de 2025, 50 ônibus elétricos para a frota do Transcol. Ricardo disse que, a partir da entrega do primeiro ônibus pela Marcopolo, vão “acelerar a aquisição dos veículos”.

Baraona disse que a Findes acompanha de perto os projetos de investimentos do Estado e no caso da Marcopolo não poderia ser diferente. “Conversamos muito sobre a empresa e como a Findes pode auxiliá-la”, explicou.

Os dados do ônibus elétrico capixaba

Attivi Integral

O veículo é totalmente elétrico e terá capacidade para 80 passageiros, com autonomia de até 280 quilômetros. As baterias, com capacidade de 396 kWh, recarregam-se em quatro horas, segundo o fabricante. O trem de força inclui um motor elétrico com potência máxima de 350 kW (469 cv) e 336,5 mkgf de torque.

Os ônibus, que são 100% elétricos, serão destinados, a princípio, para o mercado interno.

Os veículos contam com dispositivos que variam de entradas USB à rede Wi-Fi e ar-condicionado.

Atende às diferentes possibilidades do setor de transportes nos mercados brasileiro e internacional, reforçando o investimento da Marcopolo no segmento de elétricos, com foco em modais cada vez mais sustentáveis.


As oportunidades

Chances em multinacional

Serão criadas 500 vagas de emprego na Marcopolo até o próximo ano, segundo o vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço. Hoje são 2 mil funcionários na unidade em São Mateus.

Do total, cerca de 200 empregos serão abertos neste ano, segundo o especialista em atração de investimentos Luiz Fernando Lorenzoni.

A Marcopolo já tem 10 vagas abertas hoje em São Mateus: analista de manufatura, analista de meio ambiente, assistente de recursos humanos (exclusivo para PCD), auxiliar de solda, desenhista projetista, estagiário (linha de produção), estagiário, mecânico de manutenção industrial, soldador montador de produção, e técnico eletrônico.

O cadastro para as vagas abertas deve ser feito no site da empresa: https://www.marcopolo.com.br/carreira

A Marcopolo é uma multinacional brasileira com sede em São Mateus e que já coloca ônibus produzidos no Espírito Santo em diversos estados e cidades do Brasil.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: