X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Navio da Petrobras que vai operar no ES vai gerar 500 empregos diretos

Maria Quitéria já está no Brasil. Operação vai ser no Sul capixaba


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Navio da Petrobras que vai operar no ES vai gerar 500 empregos diretos
Navio Maria Quitéria vai produzir 100 mil barris de petróleo pode por dia e processar até 5 milhões de m³ de gás |  Foto: Divulgação / Yinson

O navio-plataforma (FPSO, na sigla em inglês) Maria Quitéria chegou ao Brasil para ancoragem no campo de Jubarte, localizado no complexo do Parque das Baleias, na porção capixaba da Bacia de Campos, informou a Petrobras nesta segunda-feira (05).

A plataforma proporcionará a criação de 500 empregos diretos, e mais arrecadação para o Estado, segundo o CEO da DVF Consultoria, Durval Vieira de Freitas.

Leia mais sobre Economia

“Notícia muito positiva, que aguardamos desde 2021. Vai estimular e dar mais fôlego para a economia do Estado. Mais recursos para o Fundo Soberano e mais empregos diretos e indiretos”, disse.

O navio-plataforma está programado para entrar em operação até o final deste ano, antecipando o cronograma previsto pelo planejamento estratégico 2024-2028, de entrada em operação em 2025.

O Maria Quitéria terá capacidade de produzir até 100 mil barris por dia de petróleo, além de processar até 5 milhões de metros cúbicos por dia (m/dia) de gás natural.

A unidade terá capacidade de geração de 100 megawatts (MW) de energia elétrica com uso de gás natural e tecnologia de ciclo combinado. A potência é suficiente para abastecer uma cidade de 230 mil habitantes, segundo a estatal.

A plataforma comprova o DNA inovador da Petrobras no Estado, onde a companhia instalou seu primeiro Centro de Operações Integradas de Exploração e Produção (E&P) e são implantados pilotos como uso de realidade mista para suporte à operação (Ativo 360º) e o primeiro laboratório de impressão 3D para suporte à operação na companhia.

“De olho no futuro, o projeto do FPSO Maria Quitéria marca a entrada em operação de uma tecnologia que será um divisor de águas na estratégia de descarbonização da companhia, a utilização do gás natural na geração elétrica interna em ciclo combinado, com potencial de reduzir até 24% das emissões”, afirmou a diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia Anjos.

O navio-plataforma

A FPSO Maria Quitéria terá capacidade de produzir até 100 mil barris por dia (bpd) de petróleo, além de processar 5 milhões de metros cúbicos por dia (m/dia) de gás natural e injetar por volta de 330 mil bdp de água, interligada a oito poços produtores e oito injetores.

Com 156 metros de altura até o flare (equipamento de segurança da plataforma, usado para queimar o gás não utilizado no processo) – o equivalente à altura do Convento da Penha – e 333 metros de comprimento, a plataforma será instalada em lâmina d´água de 1.385 metros – comparável a duas vezes a altura do Morro do Moxuara, em Cariacica.

Além disso, terá capacidade de geração de 100 MW de energia, suficiente para abastecer uma cidade de 230 mil habitantes.

Fonte: Agência Petrobras.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: