Mais 15 mil carros vão chegar ao Estado pelo porto de Vila Velha
Veículos chineses são híbridos e elétricos e serão distribuídos no País após desembarque no terminal portuário de Vila Velha, o TVV
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Mais 15 mil carros híbridos e elétricos das marcas chinesas BYD e GWM chegarão ao Brasil por meio do Terminal Portuário de Vila Velha (TVV) até o final deste ano.
A carga, trazida pela empresa de transporte marítimo Cosco Shipping, faz parte de um cronograma iniciado ontem, com o desembarque de 2.796 automóveis das montadoras no porto capixaba.
Os veículos, avaliados entre R$ 200 mil e R$ 400 mil, compõem a chamada “frota verde”, com carros voltados a maior sustentabilidade e menor impacto ao meio ambiente.
O navio Green Kemi, desenvolvido para essa viagem, foi o responsável por transportar a carga do porto de Taicang, na China, até o terminal portuário canela-verde.
A embarcação possui 225 metros de comprimento, 33 metros de largura e capacidade para transportar 68 mil toneladas de cargas. A previsão é que sejam, ao todo, 45 atracamentos com veículos das marcas chinesas no Estado.
De acordo com a empresa de logística portuária Log-In, além da operação voltada aos veículos das montadoras, um termo de compromisso foi firmado com a Cosco Shipping para permitir a ampliação dos transportes entre os terminais logísticos dos dois países.
“A ideia é estabelecer um contrato com janela para atracamento semanal da empresa em Vila Velha”, afirma Gustavo Paixão, diretor do terminal.
Para o transporte dos automóveis por via marítima, são no total 45 dias de viagem entre o porto chinês e o capixaba.
O processo, porém, continua a partir da malha rodoviária após chegar em solo brasileiro.
Destino
O principal destino dos automóveis é a cidade de São Paulo, onde fica localizada a sede da Comexport, principal importadora dos automóveis no Brasil.
No Espírito Santo, os carros são comercializados por concessionárias pertencentes ao grupo capixaba Águia Branca.
Para o presidente da Câmara de Comércio Brasil-China, Carlos Eiras, a principal vantagem do desembarque dos automóveis no Estado é a localização estratégica.
“A cidade fica num raio de mil quilômetros de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Salvador: os maiores mercados consumidores da América Latina”, afirma Eiras.
Cada veículo, segundo o representante, gera atualmente em torno de R$ 2,5 mil em Imposto Sobre Serviços (ISS).
Preços dos veículos chegam a R$ 400 mil
Carros sustentáveis
Com preços que variam entre R$ 200 mil e R$ 400 mil, os carros das marcas chinesas BYD e GWM que desembarcaram ontem no Terminal Portuário de Vila Velha (TVV) fazem parte de uma linha de veículos identificados como “frota verde”.
Foram ao todo 2.796 veículos trazidos do porto de Taicang pelo navio Green Kemi, da empresa Cosco Shipping.
Após os 45 dias de viagem entre o porto chinês e o canela-verde, os carros ainda serão transportados pela malha rodoviária. Um dos principais destinos é a cidade de São Paulo, sede da maior importadora desse tipo de automóvel no País.
A previsão é que haja mais 45 atracamentos de navios da transportadora no Estado, durante o cronograma para o transporte de outros 15 mil automóveis híbridos e elétricos da mesma frota.
O navio
Essa foi a primeira viagem realizada pela embarcação chinesa Green Kemi para outro país.
O navio possui 225 metros de comprimento, 33 metros de largura e capacidade para transportar 68 mil toneladas de cargas.
A operação da embarcação é feita inteiramente por uma equipe chinesa. Já o desembarque da carga no porto é realizado por mão de obra local.
Mais produtos visados
Com a assinatura de um termo de compromisso entre a empresa de logística portuária Log-In e a Cosco Shipping, a expectativa é que outros tipos de carga cheguem ao Estado.
Fonte: Pesquisa A Tribuna.
Meio bilhão para melhorar porto
O planejamento para a expansão da cooperação entre Vila Velha e China nas importações de produtos conta com a previsão de um investimento milionário por parte da operadora logística Log-In.
A empresa planeja realizar intervenções na área de infraestrutura na ordem de R$ 500 milhões durante os próximos 25 anos.
As melhorias compreendem a modernização dos equipamentos utilizados para a retirada das cargas do navio até o pátio portuário – os chamados portêineres.
A ideia é que os aparelhos, operados atualmente de forma manual, sejam todos comandados de forma automática e remota.
A Log-In, que opera o espaço há 25 anos, já investiu até o momento R$ 150 milhões em melhorias durante os últimos três anos. Esse recurso foi o que possibilitou que o porto tivesse capacidade para grandes operações.
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