Liberada reforma de píer na Ilha do Boi para navios de cruzeiro
Após a SPU liberar o uso do espaço, Senac confirma a reforma da estrutura e também a construção de uma escola de gastronomia
O píer anexo ao Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória, vai ser reformado para receber navios cruzeiros que vão atracar na capital capixaba durante a temporada de viagens marítimas. Uma escola de gastronomia também será construída próximo ao local.
A informação foi confirmada na sexta-feira (30) pelo diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Espírito Santo (Senac-ES), Richardson Schmittel.
Além do restauro da estrutura para receber os viajantes, o local vai ganhar flutuantes, que darão auxílio ao embarque e desembarque dos passageiros.
Para permitir a operação, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), realizou a cessão onerosa, ou seja, uma espécie de “aluguel temporário” do espaço marítimo ao redor do píer, de propriedade da Marinha do Brasil.
O contrato, de acordo com o ministério, possui prazo de 10 anos e autoriza o uso privativo do espaço para o desenvolvimento de atividades pelo Senac-ES.
Desde junho do ano passado, quando o secretário de Estado de Turismo, Victor Coelho, se reuniu com representantes das instituições do setor náutico e turístico, o governo elabora o retorno do Espírito Santo para a rota dos cruzeiros marítimos nacionais e até mesmo internacionais.
A previsão era de que esse objetivo fosse concluído ainda em 2025, mas acabou adiado.
Já o projeto da escola de gastronomia, classificada como de alto padrão, inclui um restaurante escola parcialmente aberto ao público — ou seja, em ocasiões específicas.
Schmittel explica que a proposta é que o espaço seja, prioritariamente, para o ensino da gastronomia, mas que eventualmente ele será utilizado para receber pessoas, desenvolvendo a interação entre estudantes e a população.
“Onde existem as quadras, vai ser construída a escola, com acesso ao píer. Será um espaço educacional. Um novo edifício, de três andares, será construído, ampliando o espaço atual do hotel”, explica.
Pelo menos 20 empregos diretos serão abertos com o investimento, que já possui projeto pronto e aguarda aprovação do orçamento.
“Vamos ter que contratar professores, (profissionais do) administrativo. Serão ambientes educacionais diversos”, diz o diretor.
Saiba Mais
“Aluguel” do píer
Chamada de cessão onerosa, a permissão de utilizar a área na Ilha do Boi, dada pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU) ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Estado (Senac-ES), será paga como um aluguel, por estar em terreno de marinha.
Com essa permissão, a entidade poderá utilizar o espaço para atracar navios cruzeiros e também poderá realizar reformas no píer e instalar flutuantes, confirma o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI).
Navios cruzeiros
A retomada do Espírito Santo na rota de navios cruzeiros nacionais e internacionais é o motivo do projeto, explicou o secretário de Estado de Turismo, Victor Coelho, ao colunista de Política de A Tribuna, Eduardo Maia.
Planejado há alguns anos, o retorno definitivo chegou a ser anunciado algumas vezes, mas até o momento não ocorreu de fato.
A expectativa é que, com o projeto em estágio avançado, navios cruzeiros possam atracar já neste ano ou em 2027.
Escola de gastronomia
Um novo espaço educacional para estudantes de gastronomia do Senac-ES também será feito na Ilha do Boi. Ele será construído onde atualmente ficam quadras de tênis, bem na entrada do bairro.
O local contará com três andares, um restaurante escola e pelo menos 20 novos profissionais.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários