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Economia

Investimento para modernizar os portos de Vitória, Vila Velha e Aracruz

Concessionária dos portos de Vitória, Vila Velha e Barra do Riacho, a Vports vai apresentar projetos em evento de logística


Imagem ilustrativa da imagem Investimento para modernizar os portos de Vitória, Vila Velha e Aracruz
Vports vai investir em interligação com o modal ferroviário e melhorias nos portos. Captação de mil empregos com novos projetos é feita por parceiros e prestadores de serviço, e não pela empresa |  Foto: Divulgação/ Vports

A Vports – empresa que administra dos portos de Vitória, Vila Velha e Barra Riacho – vai apresentar na próxima semana investimentos de R$ 150 milhões em obras de infraestrutura e melhorias no complexo portuário capixaba.

As intervenções realizadas e a serem implementadas em 2024 vão ser apresentadas pela Vports nos três dias da Intermodal, maior evento de logística da América Latina, que acontece entre os próximos dias 5 e 7, em São Paulo.

“É um momento importante para apresentar os novos projetos, investimentos e as oportunidades que surgem para a cadeia num contexto de maior autonomia e dinamismo. Afinal, temos um novo porto, com uma cara nova e mais conectado com os anseios do mercado e sociedade”, afirma Ilson Hulle, diretor-presidente da Vports.

Hulle destaca que entre as intervenções está a revitalização dos ramais ferroviários, bem como reforma de berços, reformas dos antigos galpões do centro de Vitória, recuperação de plataformas e adequações para diversificar os tipos de carga transportadas.

“Há ainda a recuperação dos armazéns/silos horizontais e o desenvolvimento de um projeto executivo de solução logística para um novo acesso rodoviário à Capuaba”, afirma Ilson Hulle.

Segundo ele, a previsão é de que até 1.000 empregos diretos e indiretos sejam criados para as obras, que já estão em andamento. A captação é feita por parceiros e prestadores de serviço, e não pela Vports.

Ele também destacou que a nova sede do Museu Vale será instalada no Armazém 4 e no prédio anexo do Porto de Vitória, no Centro da capital.  O galpão e o prédio anexo, que terão área total de 3.400 metros quadrados, ficam próximos ao Palácio Anchieta e vão passar por reformas e adequações para receber o museu.

A Vports também apresenta na Intermodal os bons resultados do primeiro ano de gestão privada do porto. Sete novos contratos foram assinados no período – o sétimo deles, na última semana de fevereiro, com a FTSpar, grupo paranaense que assumirá uma área de mais de 22 mil metros quadrados no Porto, com foco na movimentação e armazenagem de granéis sólidos.

Além disso, a Vports fechou 2023 com 7,3 milhões de toneladas movimentadas. No segundo semestre do ano passado, a movimentação registrou crescimento de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior. Nos segmentos em que novos contratos foram fechados, como o de automóveis, malte e offshore, o incremento de carga ficou entre 55% e 150%.

Reformas de estrutura ferroviária até setembro

Segundo o diretor-presidente da Vports, Ilson Hulle, as obras das reformas da estrutura ferroviária na área interna de Capuaba devem ser concluídas em setembro.

“A previsão é que as obras estejam concluídas em setembro deste ano. No primeiro momento, a nova estrutura ferroviária – que estará ligada à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), atendendo a regiões em Minas Gerais e Goiás – será utilizada especialmente para movimentação de fertilizantes e farelo de soja, com maior capacidade, eficiência e agilidade”, afirma.

Hulle destaca que a fase 2 do projeto contemplará outros granéis sólidos e há ainda um estudo para que seja possível realizar captura de combustíveis sólidos até 2029.

“O projeto é um passo importante dentro do propósito da nova gestão do porto de investir em aumento da capacidade, diversificação de cargas e novas áreas de exploração portuária”, disse.

Além da obra de revitalização dos ramais ferroviários, já foram feitas reforma de berços e dos antigos galpões do centro de Vitória, recuperação de plataformas e adequações para diversificar os tipos de carga transportadas.

Outras obras serão a recuperação dos armazéns/silos horizontais e o desenvolvimento de projeto executivo de solução logística para um novo acesso rodoviário à Capuaba.

“Nosso objetivo é trabalhar para garantir novas oportunidades de desenvolvimento para o Espírito Santo e o País, a partir dos investimentos em infraestrutura e inovação”, enfatizou Hulle.

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