Investimento em novo porto no ES vai aumentar arrecadação de royalties de petróleo
Royalties serão distribuídos entre Vitória, Serra e Vila Velha
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O investimento em um novo terminal de combustíveis no Porto de Praia Mole, que fica dentro do Complexo Portuário de Tubarão, em Vitória, vai permitir um aumento de cerca de R$ 80 milhões por ano em royalties de petróleo arrecadados por municípios da Grande Vitória, além de impostos que somam R$ 156 milhões anuais.
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Os royalties serão distribuídos entre Vitória (40%), Serra (30%) e Vila Velha (30%), considerando os parâmetros de volume e preço médios de 2023.
Já os tributos arrecadados são a soma do que será pago em Imposto sobre Serviços (ISS), PIS/Cofins e Imposto de Renda.
Os dados sobre o potencial de arrecadação foram levantados pela consultoria Garín Partners, de São Paulo, a pedido da empresa.
A chegada do novo terminal vai estimular a atividade econômica e o desenvolvimento social, afirma o vice-governador Ricardo Ferraço.
“A iniciativa vai potencializar uma área que está ociosa, gerando empregos, trabalho de qualidade, renda e receita para os municípios de Vila Velha, Vitória e Serra e para o Estado”, destaca Ferraço.
Com localização estratégica, o Espírito Santo é o ponto mais próximo da Ásia para exportações brasileiras, o que o torna altamente competitivo no cenário global, destaca o secretário de Estado de Desenvolvimento, Sérgio Vidigal.
“O novo terminal une tecnologia de ponta, segurança operacional e eficiência logística para atender à crescente demanda do setor. Trata-se de um avanço que fortalece o protagonismo capixaba com desenvolvimento sustentável e atração de novos negócios”, afirma Vidigal.
SAIBA MAIS
Investimento
> Com um investimento estimado em R$ 340 milhões, o terminal terá estrutura para movimentar até 14 milhões de toneladas de petróleo por ano, o equivalente a cerca de 100 milhões de barris.
> A movimentação prevista deve acarretar um aumento de aproximadamente R$ 80 milhões por ano em royalties de petróleo a municípios da Grande Vitória.
> Os royalties serão distribuídos entre Vitória (40%), Serra (30%) e Vila Velha (30%), considerando os parâmetros de volume e preço médios de 2023.
> O projeto, segundo a empresa, já possui maturidade técnica avançada, com engenharia conceitual concluída, 44 simulações de manobrabilidade aprovadas e processo de licenciamento ambiental em andamento junto ao Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema).
> A previsão é que o terminal inicie operações no segundo semestre de 2027, com negociações comerciais já avançadas com players do setor e acordos de intenção assinados.
Dados gerais
> Entre 2017 e 2024, mais de 5.900 operações ship to ship foram realizadas no Brasil. Atualmente, dois terminais – ambos no Rio de Janeiro – são responsáveis por escoar a produção nacional, sob pressão da alta demanda.
Fonte: Blue Terminals
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