X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Vitória vai ter novo terminal portuário com 4 mil empregos

Grupo do Rio de Janeiro vai investir no Porto de Praia Mole, em Vitória, para exportar petróleo à Ásia, num projeto de 340 milhões de reais


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Vitória vai ter novo terminal portuário com 4 mil empregos
Porto de Praia Mole, onde ficará o novo terminal, que abastecerá navios de petróleo extraído na costa brasileira: China será o principal destino |  Foto: Divulgação

Mais de 4 mil empregos diretos e indiretos serão criados para a operação de um novo terminal de combustíveis no Porto de Praia Mole, que fica dentro do Complexo Portuário de Tubarão, em Vitória.

LEIA TAMBÉM: Investimento em novo porto no ES vai aumentar arrecadação de royalties de petróleo

O projeto foi apresentado ao vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, e ao secretário de Estado de Desenvolvimento, Sérgio Vidigal. Serão R$ 340 milhões investidos pela Blue Terminals, do grupo carioca Zmax Group, para a construção do Terminal de Granéis Líquidos (TGL) Praia Mole.

A previsão é que a infraestrutura comece a ser erguida no segundo semestre de 2026 e a operação tenha início no final de 2027.

O terminal logístico será responsável por abastecer navios de petróleo exportadores com a carga vinda de plataformas da Bacia de Campos – Espírito Santo e Rio de Janeiro – e de Santos – em São Paulo –, por meio de navios aliviadores.

Do terminal capixaba, a embarcação abastecida atravessará o Oceano Atlântico em direção à Ásia, tendo a China como principal destino. A empresa assinou um contrato com a concessionária Vports para utilizar o molho do Terminal de Praia Mole, uma espécie de barreira de pedra em mar aberto onde navios podem atracar.

O investimento vai permitir uma movimentação de 14 milhões de toneladas de petróleo por ano, equivalente a 100 milhões de barris. A capacidade ajuda a aliviar a fila de navios para transbordo do petróleo. Hoje, os principais terminais do tipo são o da Baía da Ilha Grande (TEBIG), em Angra dos Reis, e o Terminal de Petróleo (T-OIL) da Açu Petróleo, em São João da Barra, ambos no Rio de Janeiro.

“O mercado está clamando por uma infraestrutura portuária dessa. Ambos os terminais estão com fila de dois a três dias de navio”, afirma o diretor executivo da Blue Terminals, Bruno Fardin.

A expectativa é escoar parte do aumento da produção nacional de petróleo nos próximos anos, estimado em mais 2 milhões de barris/dia até o pico em 2030, de 5,3 milhões de barris/dia, diz Fardin.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: