Vitória vai ter novo terminal portuário com 4 mil empregos
Grupo do Rio de Janeiro vai investir no Porto de Praia Mole, em Vitória, para exportar petróleo à Ásia, num projeto de 340 milhões de reais
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Mais de 4 mil empregos diretos e indiretos serão criados para a operação de um novo terminal de combustíveis no Porto de Praia Mole, que fica dentro do Complexo Portuário de Tubarão, em Vitória.
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O projeto foi apresentado ao vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, e ao secretário de Estado de Desenvolvimento, Sérgio Vidigal. Serão R$ 340 milhões investidos pela Blue Terminals, do grupo carioca Zmax Group, para a construção do Terminal de Granéis Líquidos (TGL) Praia Mole.
A previsão é que a infraestrutura comece a ser erguida no segundo semestre de 2026 e a operação tenha início no final de 2027.
O terminal logístico será responsável por abastecer navios de petróleo exportadores com a carga vinda de plataformas da Bacia de Campos – Espírito Santo e Rio de Janeiro – e de Santos – em São Paulo –, por meio de navios aliviadores.
Do terminal capixaba, a embarcação abastecida atravessará o Oceano Atlântico em direção à Ásia, tendo a China como principal destino. A empresa assinou um contrato com a concessionária Vports para utilizar o molho do Terminal de Praia Mole, uma espécie de barreira de pedra em mar aberto onde navios podem atracar.
O investimento vai permitir uma movimentação de 14 milhões de toneladas de petróleo por ano, equivalente a 100 milhões de barris. A capacidade ajuda a aliviar a fila de navios para transbordo do petróleo. Hoje, os principais terminais do tipo são o da Baía da Ilha Grande (TEBIG), em Angra dos Reis, e o Terminal de Petróleo (T-OIL) da Açu Petróleo, em São João da Barra, ambos no Rio de Janeiro.
“O mercado está clamando por uma infraestrutura portuária dessa. Ambos os terminais estão com fila de dois a três dias de navio”, afirma o diretor executivo da Blue Terminals, Bruno Fardin.
A expectativa é escoar parte do aumento da produção nacional de petróleo nos próximos anos, estimado em mais 2 milhões de barris/dia até o pico em 2030, de 5,3 milhões de barris/dia, diz Fardin.
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