Governo recua sobre trabalho aos feriados
Ministro do Trabalho, Luiz Marinho afirmou que portaria que restringe o trabalho de funcionários do comércio em feriados será revogada
Escute essa reportagem
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou na noite de quarta-feira (22) que a portaria que restringe o trabalho de funcionários do comércio em feriados será revogada.
Um novo texto será editado, para entrar em vigor em março, e, em paralelo, será criado um grupo de trabalho para discutir o conteúdo do texto. Até lá, ficará em vigor a lei anterior, que facilita o trabalho nessas datas.
“Passa a valer o que era antes, a portaria de 2021. Vamos editar uma nova, que entrará em vigor em março. Até lá, vamos negociar. Pode ser que o texto fique igual, pode ser que seja alterado.”
Na semana passada, uma portaria do Ministério do Trabalho determinou a necessidade de acordo prévio coletivo conduzido por sindicatos para que lojas possam abrir em feriados.
Isso provocou forte reação negativa de entidades ligadas ao comércio e uma mobilização no Congresso para a derrubada da decisão com um decreto legislativo.
Marinho decidiu então se antecipar a esse movimento e suspender a medida. Segundo ele, houve entendimento errado da portaria, que irá restringir apenas os feriados a novos critérios, e não os domingos. Uma nota será divulgada pelo ministério com mais detalhes.
O ministro voltou a reafirmar que o trabalho aos feriados precisa ser regulado, mas que o grupo de trabalho com representantes do governo, trabalhadores e entidades empresariais irá ajudar na definição do novo texto.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários