X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Gás vai ficar mais barato em 15 bairros da Grande Vitória

A ES Gás amplia sua rede de combustível natural canalizado, que, em geral, tem um preço menor do que o vendido em botijões


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Gás vai ficar mais barato em 15 bairros da Grande Vitória
Rede de gás canalizado: ampliação leva gás a bairros onde ainda não há oferta e é necessário usar botijão |  Foto: Divulgação

A ES Gás, empresa que faz parte do Grupo Energisa, está ampliando sua atuação em 15 bairros da Grande Vitória, que terão acesso a um gás natural canalizado que, em geral, é mais barato do que o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), comercializado em botijões.

Atualmente, o gás natural canalizado no Espírito Santo está em 522 km de rede de dutos, beneficiando mais de 80 mil consumidores em 13 municípios capixabas.

Leia mais sobre Economia

A concessionária responsável pela distribuição de gás natural no Espírito Santo está realizando obras de expansão para ampliar sua rede em bairros da Grande Vitória onde já atua, e também ampliando sua atuação em bairros onde não atua atualmente por meio de obras.

Em 2023, a concessionária está realizando obras de expansão para ampliar sua rede nos bairros Jarim Camburi e Santa Lúcia, em Vitória; Bairro de Fátima, Laranjeiras e Civit, na Serra, além de Glória, Itaparica e Santa Inês, em Vila Velha.

Segundo a Energisa, os estudos realizados pelo grupo encontraram um mercado potencial endereçável estimado em 11 vezes no segmento residencial, 5 vezes no comercial, 1,3 vezes no industrial e 5 vezes no veicular, que é o quanto a ES Gás pode crescer nos setores em que atua.

“Nesses quatro meses em que está como empresa privada, a ES Gás já atingiu alguns recordes em sua história: recorde de clientes ligados em outubro, de 1.004 clientes, um aumento de 74% em relação ao mês anterior, recorde de construção de rede em outubro (5km, aumento de 63% em relação a setembro) e uma excelente marca no NPS (Net Promoter Score, uma medida de satisfação do cliente com o serviço prestado), que alcançou 46 pontos”, diz a nota.

Já os bairros que estão recebendo obras para passarem a serem atendidas são Ilha de Monte Belo, Centro e Maruípe, em Vitória; Cidade Continental, Jardim Limoeiro e Novo Horizonte, em Serra; e Jockey de Itaparica, em Vila velha.

“O Gás Natural, em geral, tem um custo menor, o que o torna mais barato para o consumidor. E ele é mais prático porque o GLP vem numa carreta, fica num depósito, é engarrafado, enviado por outra carreta para um distribuidor”, explica Durval de Freitas, consultor empresarial e especialista em petróleo e gás.


Saiba mais

Ampliação

Em 2023, a concessionária está realizando obras de expansão para ampliar a sua rede nos bairros de Jardim Camburi e Santa Lúcia, em Vitória; Bairro de Fátima, Laranjeiras e Civit, na Serra; além da Glória, Itaparica e Santa Inês, em Vila Velha.

Já os bairros que estão recebendo obras para passarem a serem atendidas são Ilha de Monte Belo, Centro e Maruípe, em Vitória; Cidade Continental, Jardim Limoeiro e Novo Horizonte, em Serra; e Jockey de Itaparica, em Vila velha.

Segundo informou a Energisa, os estudos realizados pelo grupo encontraram um mercado potencial endereçável estimado em 11 vezes no segmento residencial, 5 vezes no comercial, 1,3 vezes no industrial e 5 vezes no veicular, que é o quanto a ES Gás pode crescer nos setores em que atua.

Diferença

O gás natural é composto em 88% pelo gás metano enquanto o GLP é majoritariamente formado por butano e propano. Ele é considerado mais barato porque seu custo, em geral, acaba sendo menor no longo prazo.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: