Gigante atacadista planeja abrir loja em Vila Velha
Assaí avalia unidade do sistema “atacarejo” no bairro Nossa Senhora da Penha, de frente para a avenida Lindenberg, próxima à Darly Santos
Escute essa reportagem
Gigante atacadista Assaí planeja abrir loja no bairro Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade da Prefeitura de Vila Velha, será um modelo “atacarejo” que vende atacado e varejo, com previsão de abrir 98 empregos diretos. Ainda não há nada sobre o nome do empreendimento.
“Todo o município de Vila Velha será beneficiado pela implantação da loja, pois é uma rede nacional de atacarejo, principalmente nos bairros do entorno como Cobilândia, Aribiri, Ibes, Novo México, Santa Rita”, informou em nota a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade.
Para discutir os resultados do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) sobre a instalação da rede varejista Sendas Distribuidora S/A (Assaí Atacadista), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade de Vila Velha promoverá uma audiência pública.
O Estudo de Impacto de Vizinhança é um procedimento de gestão urbana municipal, prévio e obrigatório, para se obter licenças, autorizações e alvarás para construção, ampliação ou funcionamento para os empreendimentos que se enquadram na legislação.
Funciona como uma ferramenta de apoio ao processo de licenciamento urbanístico, complementando o regramento de parcelamento, uso e ocupação do solo.
Esse estudo detalha os impactos, de efeitos positivos e negativos, que o empreendimento gera ao seu entorno, em razão de seu porte e/ou atividade que será exercida.
“Destaca-se também por atuar de maneira preventiva, conciliando a harmonia entre os interesses particulares e o interesse da coletividade”, explicou o município.
Após conhecimento dos impactos, são traçadas as diretrizes para moderação, por meio de medidas mitigadoras e/ou compensatórias, proporcionando melhores condições de habitabilidade, conforto e segurança à vizinhança e maior segurança futura ao empreendimento.
À reportagem, o Assaí afirmou que tem intenção de instalar uma nova loja em Vila Velha, que será a terceira no Espírito Santo. “No entanto, a Companhia aguarda a conclusão dos estudos de viabilidade realizados pela Prefeitura para dar prosseguimento aos trâmites legais necessários”, disse, por nota.
Rede tem duas unidades no Espírito Santo
Lojas
O Assaí Atacadista inaugurou a sua primeira loja no Estado em agosto de 2023. Ela fica na avenida Iriri, 120 Planalto de Carapina, na Serra.
Em abril de 2024, inaugurou a unidade em Vitória, na avenida Fernando Ferrari, 2.870.
As duas lojas geram cerca de 1.200 empregos entre diretos e indiretos (600 cada).
Terceira loja
Agora será a vez de Vila Velha receber a terceira loja, prevista para o bairro Nossa Senhora da Penha.
O município vai promover uma audiência pública para discutir os resultados do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) sobre a instalação da rede varejista.
O evento será realizado de forma presencial nesta quarta-feira (05) às 19 horas, no Auditório da Bridi Madeiras, na avenida Carlos Lindenberg, nº 8, no bairro Nossa Senhora da Penha. A audiência pública também será transmitida de forma virtual. Mais informações pelo telefone (27) 27 98111-2490 (Whatsapp).
Em defesa da venda de medicamentos
O presidente do Assaí, Belmiro Gomes, disse que a medida sugerida pelo varejo alimentar, de venda de medicamentos sem necessidade de receita nas lojas do setor, não é motivada apenas pela inflação alimentar, e a intenção é garantir “preço justo” aos consumidores.
“Assim como farmácias comercializam alimentos no Brasil, o varejo alimentar também poderia vender MIPs (medicamentos isentos de prescrição) com regulação e segurança, como ocorre globalmente”, escreveu ele em sua conta no LinkedIn.
Comentários