“Figital” e “Fast Good”: conheça as novas tendências de negócios
Comércio teve em 2023 o melhor desempenho desde o início da série histórica, em 2010, com saldo de 22.968 novos postos de trabalho
Escute essa reportagem
Os comerciantes devem, cada vez mais, entender o consumidor final e saber o que ele procura, agregar serviços ao negócio, segundo a Fecomércio-ES.
Uma tendência observada no varejo é o “Figital”, a união de operações físicas (lojas) com digitais (internet), inclusive via WhatsApp e Instagram, por exemplo. Outra tendência identificada foi o “Fast Good”, que seria a oferta de alimentação prática, rápida e saudável.
“Estamos diante da transformação digital, que faz parte de um contexto mais amplo e mostra como a tecnologia permeia toda a nossa sociedade, influenciando como consumidores e empresários se relacionam e a forma como o comércio acontece”, destacou Ana Carolina Júlio, pesquisadora responsável pelo Connect Fecomércio-ES, Eixo Observa.
E complementa: “Nesse mesmo cenário está emergindo um novo estilo de vida, mais conectado e integrado, a chamada Economia do Compartilhamento. Vemos uma transformação na maneira como vivemos, trabalhamos, nos relacionamos e consumimos”.
O Sistema Fecomércio-ES observa o presente, de olho no futuro. Só assim é possível atender às novas necessidades de consumo, segundo o presidente da Fecomércio-ES, Idalberto Moro.
“Flexibilidade, conectividade e inovação são os pilares do desenvolvimento. Essa postura proativa e o foco na melhoria do ambiente de negócios têm sido fatores determinantes para os resultados positivos”.
Comentários