Falta dinheiro para zerar fila do INSS, diz ministro
Constatação foi feita pelo ministro Carlos Lupi. Segundo ele, em 2023, o governo deve conceder até 900 mil benefícios extras
Escute essa reportagem

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, sinalizou ontem que o orçamento para zerar a fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é insuficiente.
Lupi se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para tratar sobre o aumento de gastos com a concessão de benefícios que ocorrerá com a redução da fila do INSS.
Segundo o ministro, o governo federal deve conceder até 900 mil benefícios extras em 2023, o que exigirá uma suplementação orçamentária.
“Significa dizer que, além do crescimento vegetativo na concessão de benefícios por ano, que é um milhão, você vai ter de 800 mil a 900 mil a mais, então nós temos também que encontrar uma solução para o pagamento desses benefícios extras com a redução da fila do INSS.”
E afirmou “Precisamos de recursos para bancar a redução da fila”.
Lupi também declarou que ainda não é possível estimar o impacto orçamentário do aumento de gastos, diante da variedade de benefícios do INSS e do peso de cada um.
“Não é uma questão simples de resolver. Existem vários tipos de problemas diferentes. Você tem a perícia. A pessoa está de licença médica e os peritos avaliam se aquela licença é condizente. São pessoas que pedem aposentadoria por invalidez e precisam fazer um exame médico para isso. Tem vários tipos de atendimento.”
Leia mais
Governo libera incentivo fiscal para padarias do ES
"INSS precisa de recursos para reduzir filas", diz Carlos Lupi
De acordo com Carlos Lupi, dessa fila de 1,8 milhão benefícios, 1 milhão aguardam perícia. “Há no instituto 3.500 médicos que estão trabalhando”, disse o ministro.
Prazo
O prazo de espera para aproximadamente 25% delas é de 45 dias. De 30% a 40% é de 90 dias. Quase 40% está em mais de 90 dias.
O ministro declarou que tem o compromisso de, até o fim de 2023, reduzir o tempo para 45 dias. “Precisamos ver como conseguir a fonte de recurso para esse pagamento, além do que está orçado”, declarou.
“O lado positivo é que ela (fila) vai diminuir. O lado negativo é que aumenta despesa que não estava prevista”, completou Lupi.
Comentários