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Economia

Especialista dá dicas para lojista no início de 2024

Marcelo Reis, CEO da MR16, falou sobre os desafios encontrados pelos varejistas no primeiro trimestre


Imagem ilustrativa da imagem Especialista dá dicas para lojista no início de 2024
Marcelo Reis destacou que o primeiro trimestre do ano costuma ser a "pedra no sapato" dos varejistas, já que o consumidor está preocupado em pagar impostos, faturas de cartão, matrículas, materiais escolares e outras despesas anuais de vencimento entre janeiro e março |  Foto: Divulgação

O ano começa de maneira desafiadora para muitos varejistas. Após queda nas vendas no Natal, de acordo com a Serasa Experian, e a segunda pior Black Friday de e-commerce na história do setor, segundo a Neotrust, o momento pede reflexão.

Se o final do ano é o período mais aguardado, o início é, em contrapartida, tempo de apreensão, ainda mais quando estes dois eventos que fecham a temporada apresentam resultados aquém do esperado.

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Especialista em vendas, gestão empresarial e CEO da MR16, Marcelo Reis afirma que evitar o efeito cascata é primordial.

“Para os que não conseguiram bater as metas, o início de 2024 traz o desafio de refletir sobre o que não deu certo, de reduzir despesas e de fazer promoções a fim de que se possa pagar estoque e custos em geral, evitando um efeito cascata negativo”, afirma.

Ele complementa afirmando que para quem conseguiu vender bem nos últimos meses, é hora de planejar, de reduzir as despesas extras que foram acrescidas no final de 2023 e, principalmente, saber passar o início do ano sem grandes custos.

Historicamente, o primeiro trimestre é a pedra no sapato do varejo. A preocupação do consumidor é pagar as contas. Janeiro traz impostos, faturas dos cartões de crédito do período de festas, matrículas, materiais escolares e outras despesas que reduzem o poder de compras.

“No início de cada ano, existe uma corrida dos consumidores para trocar produtos, o que é visto por parte dos varejistas, erroneamente, como uma perda de tempo e não como uma oportunidade de vender mais”, alerta

Os setores que eram os mais aquecidos no final de 2023, como vestuário, calçados, perfumes e joias, acabam sendo os mais afetados pela retração de vendas. Reis dá dicas de como os consumidores podem realizar boas compras neste período. “Devido a redução, aqueles que puderam esperar poderão aproveitar grandes descontos no início de 2024, nas liquidações para queima de estoques”.

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