Especialista dá dicas para lojista no início de 2024
Marcelo Reis, CEO da MR16, falou sobre os desafios encontrados pelos varejistas no primeiro trimestre
![Imagem ilustrativa da imagem Especialista dá dicas para lojista no início de 2024](https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/160000/1200x720/Especialista-da-dicas-para-lojista-no-inicio-de-200016333000202401151353-2.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn2.tribunaonline.com.br%2Fimg%2Finline%2F160000%2FEspecialista-da-dicas-para-lojista-no-inicio-de-200016333000202401151353.jpg%3Fxid%3D708090%26resize%3D1000%252C500%26t%3D1721409265&xid=708090)
O ano começa de maneira desafiadora para muitos varejistas. Após queda nas vendas no Natal, de acordo com a Serasa Experian, e a segunda pior Black Friday de e-commerce na história do setor, segundo a Neotrust, o momento pede reflexão.
Se o final do ano é o período mais aguardado, o início é, em contrapartida, tempo de apreensão, ainda mais quando estes dois eventos que fecham a temporada apresentam resultados aquém do esperado.
Especialista em vendas, gestão empresarial e CEO da MR16, Marcelo Reis afirma que evitar o efeito cascata é primordial.
“Para os que não conseguiram bater as metas, o início de 2024 traz o desafio de refletir sobre o que não deu certo, de reduzir despesas e de fazer promoções a fim de que se possa pagar estoque e custos em geral, evitando um efeito cascata negativo”, afirma.
Ele complementa afirmando que para quem conseguiu vender bem nos últimos meses, é hora de planejar, de reduzir as despesas extras que foram acrescidas no final de 2023 e, principalmente, saber passar o início do ano sem grandes custos.
Historicamente, o primeiro trimestre é a pedra no sapato do varejo. A preocupação do consumidor é pagar as contas. Janeiro traz impostos, faturas dos cartões de crédito do período de festas, matrículas, materiais escolares e outras despesas que reduzem o poder de compras.
“No início de cada ano, existe uma corrida dos consumidores para trocar produtos, o que é visto por parte dos varejistas, erroneamente, como uma perda de tempo e não como uma oportunidade de vender mais”, alerta
Os setores que eram os mais aquecidos no final de 2023, como vestuário, calçados, perfumes e joias, acabam sendo os mais afetados pela retração de vendas. Reis dá dicas de como os consumidores podem realizar boas compras neste período. “Devido a redução, aqueles que puderam esperar poderão aproveitar grandes descontos no início de 2024, nas liquidações para queima de estoques”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
![Marcelo Reis destacou que o primeiro trimestre do ano costuma ser a "pedra no sapato" dos varejistas, já que o consumidor está preocupado em pagar impostos, faturas de cartão, matrículas, materiais escolares e outras despesas anuais de vencimento entre janeiro e março](https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/Chamada-Home/160000/382x285/Lei-das-falencias-deve-por-fim-a-empresas-zumbis0016332600202401151344/ProportionalFillBackground-2.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn2.tribunaonline.com.br%2Fimg%2FChamada-Home%2F160000%2FLei-das-falencias-deve-por-fim-a-empresas-zumbis0016332600202401151344.jpg%3Fxid%3D708080&xid=708080)
![Marcelo Reis destacou que o primeiro trimestre do ano costuma ser a "pedra no sapato" dos varejistas, já que o consumidor está preocupado em pagar impostos, faturas de cartão, matrículas, materiais escolares e outras despesas anuais de vencimento entre janeiro e março](https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/Chamada-Home/160000/382x285/Maioria-de-recem-formados-ocupa-cargos-de-nivel-me0016332100202401151333/ProportionalFillBackground-2.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn2.tribunaonline.com.br%2Fimg%2FChamada-Home%2F160000%2FMaioria-de-recem-formados-ocupa-cargos-de-nivel-me0016332100202401151333.jpg%3Fxid%3D708053&xid=708053)
![Marcelo Reis destacou que o primeiro trimestre do ano costuma ser a "pedra no sapato" dos varejistas, já que o consumidor está preocupado em pagar impostos, faturas de cartão, matrículas, materiais escolares e outras despesas anuais de vencimento entre janeiro e março](https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/Chamada-Home/160000/382x285/Nasa-apresenta-aviao-supersonico-que-pode-encurtar0016311300202401131553/ProportionalFillBackground-2.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn2.tribunaonline.com.br%2Fimg%2FChamada-Home%2F160000%2FNasa-apresenta-aviao-supersonico-que-pode-encurtar0016311300202401131553.jpg%3Fxid%3D707073&xid=707073)
![Marcelo Reis destacou que o primeiro trimestre do ano costuma ser a "pedra no sapato" dos varejistas, já que o consumidor está preocupado em pagar impostos, faturas de cartão, matrículas, materiais escolares e outras despesas anuais de vencimento entre janeiro e março](https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/Chamada-Home/160000/382x285/Petrobras-reabre-inscricoes-para-concurso-publico-0016300900202401121536/ProportionalFillBackground-2.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn2.tribunaonline.com.br%2Fimg%2FChamada-Home%2F160000%2FPetrobras-reabre-inscricoes-para-concurso-publico-0016300900202401121536.jpg%3Fxid%3D706534&xid=706534)
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários