Maioria de recém-formados ocupa cargos de nível médio
Pesquisa aponta que, a cada 10 formados nos principais cursos de graduação, só um tem a oportunidade compatível com sua qualificação
Escute essa reportagem
A maioria dos profissionais recém-formados em cursos de graduação ocupa cargos que exigem apenas o nível médio nas contratações de carteira assinada. O descompasso entre a mão de obra que as universidades formam e os profissionais que o mercado precisa também se aplica ao Espírito Santo.
O levantamento é da empresa especializada em análise de dados Geofusion. Ele apontou que a cada 10 formados nos principais cursos de graduação no País, apenas um conquista oportunidade compatível com seu nível de formação, assim que conclui a faculdade.
“Nós avaliamos 100 mil registros, e dá para considerar que esse é um cenário que se repete no País todo”, explicou Isabela Albuquerque, gerente de produtos de dados Geofusion. Os dados avaliados são dos ministérios do Trabalho e Educação.
Para algumas profissões, como psicólogos, um caminho natural é o trabalho autônomo. Já outros profissionais que não encontram oportunidades compatíveis são atraídos para o cargo de nível médio. Como consequência, eles acabam tendo um salário menor, o que faz com que o retorno do seu investimento em educação seja mais lento.
Na outra ponta, os profissionais de nível médio vão sendo empurrados para a informalidade. “Eles vão tendo o salário reduzido também. Não conseguem sair do salário mínimo”, explicou Isabela.
Há profissionais indo para a informalidade, outros buscam o próprio caminho como Microempreendedores Individuais (MEIs), ou atuando como motorista de veículos acionados por aplicativo, por exemplo.
No Espírito Santo, a necessidade das empresas de contratar profissionais de nível superior é baixa. Dados mais recentes do Observatório do Desenvolvimento Capixaba apontam que 89% das vagas oferecidas por elas foram para ensino médio ou técnico ou não exigiam qualificação, principalmente no comércio e serviços.
O acesso ao nível superior está muito mais fácil. Os cursos on-line facilitam a logística e reduzem os custos, conforme a especialista em pessoas e carreiras Gisélia Freitas.
Muita gente, segundo ela, faz o curso superior sem planejamento, sem entender as necessidades do mercado e sem conseguir oportunidades de estágio para além do obrigatório. “Diploma não garante empregabilidade", frisou. Ela ressaltou ainda a importância da rede de relacionamentos: “90% são contratados por indicação”.
Saiba mais
Nível superior
No Brasil, 23% da população entre 25 e 34 anos tem ensino superior.
No Espírito Santo 18,5% da população concluiu o nível superior, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) contínua, de 2022, mais recente.
Especialistas apontam que o movimento de busca pelo nível técnico caiu com o nível superior mais acessível, já que a educação à distância facilitou o acesso físico e também reduziu custos dos cursos.
Cargos
A tabela abaixo mostra os cargos com maior volume de contratação por curso. Alguns desses cargos requerem apenas formação em ensino médio e pessoas com formação superior acabam ocupando essas vagas.
*Cargos de ensino superior
Pedagogia
Auxiliar de desenvolvimento 29%
*Professor de nível médio 21%
*Professor de disciplinas pedagógicas 9%
Direito
Assistente administrativo 37%
Auxiliar de escritório 18%
Auxiliar de serviços jurídicos 15%
Administração
Assistente administrativo 52%
Auxiliar de escritório 36%
*Administrador 3%
Enfermagem
Técnico de enfermagem 72%
Auxiliar de enfermagem 16%
*Enfermeiro 7%
Contabilidade
Auxiliar de contabilidade 50%
Assistente administrativo 19%
Auxiliar de escritório 18%
Psicologia
Analista de recursos humanos 35%
Assistente administrativo 29%
Auxiliar de escritório 21%
Sistemas de Informação
*Analista de Desenvolvimento de Software 13%
*Desenvolvedor de sistemas 6%
*Analista de suporte 2%
Educação Física
*Preparador físico 67%
*Professor de educação física 6%
Assistente administrativo 4%
Medicina
*Médico clínico 74%
*Médico de estratégia da saúde 15%
*Médico de família e comunidade 5%
Gestão de pessoas
Auxiliar de escritório 27%
Assistente administrativo 24%
Operador de telemarketing 4%
Espírito Santo
O Observatório do Desenvolvimento Capixaba apontou que, 89% das vagas oferecidas por empresas no Estado eram para ensino médio ou técnico ou não exigiam qualificação.
Muitas vezes sem escolha, sem conseguir uma oportunidade no seu nível de formação, esses profissionais são atraídos para vagas de nível médio, pela própria necessidade de trabalhar.
Também há casos de oportunidades para nível médio com bons salários, que atraem os interessados de diversos níveis de qualificação.
Especialistas apontam que para conseguir uma boa oportunidade, além do conhecimento é preciso apostar em uma rede de relacionamentos e também se preocupar com a própria imagem.
Dados acumulados de 2023:
Médio Completo
Admissão CAGED: 296.376
SINE - Vagas Oferecidas: 21.405
SINE - Vagas Colocadas: 3.879
Superior Completo
Admissão CAGED: 36.208
SINE - Vagas Oferecidas: 482
SINE - Vagas Colocadas: 175
Fonte: Ministério do Trabalho e Geofusion.
Comentários