ES tem 774 mil pessoas com "nome sujo", mas mutirões devem ajudar
Principal dívida é com os bancos
Escute essa reportagem
No Espírito Santo ainda há 774 mil consumidores com o nome no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC). Alguns, com vários registros. Mas, diversas instituições estão organizando mutirões para ajudar a reduzir este número.
Entre eles a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), o Procon Estadual e os Procons Municipais de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra. Para participar dos mutirões presenciais, é preciso levar documentos pessoais, comprovante de residência e documentos relacionados à divida, como contrato, boleto, fatura, por exemplo.
No Estado, a principal dívida das famílias é com os bancos. Os consumidores poderão fazer a negociação diretamente com as instituições credoras em seus canais ou pelo portal consumidor.gov.br.
“A renegociação de dívidas inclui redução de taxas, extensão dos prazos para pagamento, alteração nas condições de pagamento, migração para outras modalidades de crédito mais baratas”, explica Amaury Oliva, diretor executivo de Cidadania Financeira da Febraban.
Febraban
Data: de 15 de março a 15 de abril
Empresas participantes: o consumidor deve procurar diretamente o banco credor, em seus canais oficiais, ou pelo portal consumidor.gov.br, com conta Prata ou Ouro.
Poderão ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, consignado e demais modalidades em atraso e que não possuam bens dados em garantia ou que estejam prescritos. Mais informações: meubolsoemdia.com.br.
Comentários