Empresas preveem melhor verão em 15 anos com 5.500 empregos no ES
Queda no desemprego e da inflação, e desejo de viajar ainda forte após a pandemia trazem otimismo a empresários e a reforço no quadro
Escute essa reportagem
Apostando em um melhor verão dos últimos 15 anos, os setores de bares, restaurantes e hotelaria estão reforçando os times e vão contratar mais 5.500 profissionais.
Há vagas temporárias, com chances de contratações, e efetivas. Desse total, 3 mil são do setor de bares e restaurantes e, o restante, do segmento hoteleiro.
Diretor da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo e presidente da Associação de Hotéis e Turismo de Guarapari, Fernando Otávio Campos destaca que no setor a demanda vem crescendo em todo o ano e mais forte no 2° semestre.
“Esse cenário já projeta termos o melhor verão dos últimos 15 anos. Isso se deve a redução do desemprego e da inflação, reflexo de quem não viajou no pós-pandemia e a grande melhora dos investimentos e infraestrutura e na qualificação”, salienta Fernando Otávio.
Ele aponta outro motivo para as projeções otimistas, entre as quais os investimentos no turismo. “Os 14 municípios do litoral capixaba terão alta demanda, mas será mais qualificada nas cidades mais preparadas ou com investimentos em infraestrutura e eventos. Vitória e Vila Velha, que normalmente tem uma queda na procura neste período, trocam o turismo de negócios pelo de lazer”.
Ele citou outros exemplos que impulsionam o turismo. “Anchieta com seus investimentos e a beleza de Iriri transforma-se em um destino, exigindo profissionais de qualidade para atuar. Piúma, Marataízes e Presidente Kennedy vem com novidades na revitalização das orlas”, frisa Fernando Otávio.
No Norte, ele diz que Itaúnas e Conceição da Barra despontam com alta demanda. “Já Guarapari, com suas praias maravilhosas, deve ultrapassar a marca de 1,5 milhões de turistas”.
Já o vice-presidente do Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Estado do Espírito Santo (Sindihotéis), Gustavo Guimarães, estima 2,5 mil vagas de emprego no setor, tanto nos balneários, quanto região serrana.
“A taxa de ocupação para a virada já está em torno de 77% em Guarapari e no Sul do Estado. Já Vitória e Vila Velha, um pouco mais, entre 90% a 95%, sobretudo nas orlas”.
Com 100% da ocupação para a festa da virada e com grande expectativa para o período de verão e férias, a equipe do Quality Suítes Vila Velha, na Praia da Costa, será ampliada. Há 15 vagas – camareira, recepcionista e auxiliar de serviços gerais – como informa a gerente Lívia Grobério.
Algumas oportunidades
Setor de bares e restaurantes
As festas de final de ano, associadas ao verão, vão abrir cerca de 3 mil vagas no setor no Estado, segundo o presidente do Sindicato de Bares, Restaurantes e Similares do Espírito Santo (Sindbares), Rodrigo Vervloet.
Coco Bambu Vitória e Vila Velha
Vagas: 20
Cargos: garçom, cumim, auxiliar de cozinha, cozinheiro, auxiliar de bar, recepcionista, recreadora, lavador de pratos, lavador de copos, e auxiliar de serviços gerais
Currículo/cadastro: deve ser enviado para os e-mails [email protected] ou [email protected]
Ilha do Caranguejo
Vagas: 20
Cargos: auxiliar de cozinha, copeiro, cozinheiro, coordenador de produção, auxiliar de produção, recepcionista, cumim, passador de carne, churrasqueiro, recreador
Currículo/cadastro: na página de carreiras, clicando aqui, ou entrega nas unidades de vitória e Vila Velha
Raiz do Canto Restaurante
Vagas: 2
Cargos: bartender e assistente de bar
Currículo/cadastro: enviar para o e-mail [email protected]
Bar e Restaurante Caranguejo do Assis
Vagas: 18
Cargos: cozinheiras, cumins, garçons e auxiliar de serviços gerais
Currículo/cadastro: pelo e-mail [email protected] ou entrar em contato pelo telefone (27) 99768-4589.
Prosa Carioca Beach Club
Vagas: 2
Cargos: cozinheira e garçom
Currículos e informações: 27 99926-3506
Maho Gastrobar
Vagas: recebe currículos para cadastro de reserva para contratar à medida que aumenta a demanda.
Cargos: garçom, bartender, copeiro, caixa, auxiliar de cozinha, cozinheiro, chapeiro, entre outros.
Currículo/cadastro: [email protected]
Bistrô Saldanha
Vagas: recebe currículos para cadastro de reserva para contratar à medida que aumenta a demanda.
Cargos: garçom, bartender, copeiro, caixa, auxiliar de cozinha, cozinheiro, chapeiro, entre outros.
Currículo/cadastro: [email protected]
Setor hoteleiro
No verão, estão previstas aproximadamente 2,5 mil novas vagas de emprego, considerando os balneários de Norte a Sul e montanhas, segundo o vice-presidente do Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Estado do Espírito Santo (Sindihotéis), Gustavo Guimarães.
Hotel Fazenda China Park
Vagas: 25
Cargos: camareira, auxiliar de cozinha, atendente de buffet, garçom, serviços gerais, faxineiro, recepcionista, auxiliar de lavanderia, auxiliar de manutenção, atendente de lanchonete, copeiro e estoquista.
Currículo/cadastro: para o e-mail [email protected]
Quality Suítes Vila Velha
Vagas: 15
Cargos: camareira, recepcionista e auxiliar de serviços gerais
Contato para currículo/cadastro: [email protected]
Duas Praias Hotel
Vagas: recebe currículos para cadastro de reserva para contratar à medida que aumenta a demanda.
Cargos: camareira, recepcionista, cozinheira e auxiliar de serviços gerais.
Currículo/cadastro: pelo e-mail [email protected]
Carisma pode superar experiência
“Você é uma pessoa que gosta do turismo? Gosta de gente? É carismática, alegre, comunicativa e está a procura de uma oportunidade de emprego?” É assim que o empresário Valdeir Nunes, empresário do Hotel Fazenda China Park, anuncia a contratação de mais 25 profissionais para reforçar a equipe.
São oportunidades para camareira, auxiliar de cozinha, atendente de buffet, garçom, serviços gerais, recepcionista, e outros.
Ele diz que não é preciso experiência, pois a empresa realiza treinamentos. “Se o candidato tiver as características citadas, além de ter disponibilidade para trabalhar aos finais de semana, o resto é com a gente”.
Ter carisma e gostar de atender o público é um pré-requisito não só no China Park. O presidente do Sindicato de Bares, Restaurantes e Similares do Estado (Sindbares), Rodrigo Vervloet, diz que há chances para todas as áreas, com maior demanda para a cozinha.
Porém, ele reforça que é desejável ter experiência, mas não é obrigatório, pois o setor tem por característica ofertar o primeiro emprego.
O empresário Dyonatan Giovanelli, do Bar e Restaurante Caranguejo do Assis, na Praia de Itaparica, em Vila Velha, está otimista e espera um aumento de 30% no seu faturamento. “A previsão do tempo é de sol o verão todo e ninguém vai aguentar ficar em casa. É o ano também que a vida voltou a normal, ninguém fala mais em pandemia”.
Kátia Vasconcelos, professora e pesquisadora da área de gestão de pessoas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), diz que o mercado está aquecido, e dá um recado para quem deseja transformar uma vaga temporária em efetiva.
“O seu perfil está sendo observado. O mercado busca profissionais com tomada de decisão rápida, qualidade no atendimento”.
Análise
“Estado está sendo descoberto por outras regiões do Brasil”
“Os empregos de muitos segmentos de serviços já estão acontecendo e os do setor de turismo se estendem até o Carnaval.
O turismo está aquecido. O Espírito Santo está sendo descoberto por regiões do Brasil, que até pouco tempo não consideravam o nosso Estado como uma opção de destino. Os turistas, depois de conhecerem muito o Nordeste, querem experiências novas e o Espírito Santo tem sido ótima opção pelas suas belezas, além de ser um destino mais barato”.
Comentários