Empresários temem prejuízo milionário durante o Carnaval em Guarapari
Estimativa é de que hotéis e restaurantes deixem de arrecadar R$ 25 milhões devido às baixas reservas em hotéis, afirma ABIH-ES
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Com a falta de divulgação antecipada da programação de Carnaval em Guarapari, empresários do setor hoteleiro do município temem uma arrecadação abaixo do esperado neste ano. É o que afirma a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo (ABIH-ES).
Com uma ocupação de 60% no principal período de arrecadação para o setor, a estimativa é de que hotéis e restaurantes deixem de arrecadar cerca de R$ 25 milhões devido às baixas reservas, afirma a entidade.
A receita para o hotéis no período representa 30% do que é arrecado durante o ano inteiro, diz o presidente da ABIH-ES, Fernando Otávio Campos.
“Até o momento, a gente da hotelaria não tem nenhuma informação sobre programação para divulgar aos turistas, seja de forma oficial ou pelo site da prefeitura”, afirma Fernando Otávio.
O representante cita como exemplo positivo o planejamento do estado de Minas Gerais, que investiu antecipadamente no Carnaval e garantiu expressiva ocupação dos hotéis. “Qualquer investimento, sem divulgação, é praticamente um desperdício”, comenta.
Prefeitura
Procurada, a Prefeitura de Guarapari afirmou que a programação do Carnaval está em elaboração.
Segundo Otávio, a situação tem forçado a rede hoteleira a praticar preços abaixo dos que previam para não ter prejuízos.
“Tem hotel trabalhando diária de fim de semana porque não teve demanda. Precisaram baixar o preço. A realidade é que, sem divulgação antecipada, a cidade acaba atraindo apenas turistas esporádicos, que gastam pouco dinheiro”, analisa.
O empresário Adilson Garbo, proprietário de um hotel em Meaípe, conta que precisou patrocinar dois blocos de Carnaval para garantir uma programação para divulgar aos turistas.
“Fizemos isso justamente por causa dos hóspedes. Eles querem chegar e ver isso. A prefeitura sempre faz o Carnaval, mas não se organiza, não publica (previamente). As pessoas buscam um destino que tenha programação”, relata.
Otávio conta que a saída foi buscar fortalecer a divulgação junto a casas de shows. Para Garbo, o potencial da cidade poderia ser maior. “Com o apoio da prefeitura durante o Carnaval seria mais fácil promover a cidade”, diz.
“Pesquisa para entender o perfil de quem visita Guarapari”
Guarapari é um potência para o turismo do Espírito Santo. Recentemente, o governo do Estado entregou as obras de engordamento e urbanização da praia de Meaípe, dando mais conforto para os turistas e também para os empreendedores. Além disso, ao longo do ano, oferecemos cursos de qualificação para quem trabalha diretamente ligado ao turismo da cidade.
Estamos realizando uma pesquisa para entender o perfil de quem visita Guarapari, o que ele busca, o que mais gosta. As ações para o desenvolvimento do turismo não podem ser isoladas. Devem ser continuadas ao longo do ano. E anunciadas a tempo, para o visitante conseguir se programar.
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