Venda de galinha dá origem a rota turística de Guarapari
Roteiro gastronômico da região de montanhas começou com Ademir, que se mudou para Buenos Aires e passou a preparar galinha caipira
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Famosa pelas belas praias, Guarapari passou a atrair milhares de turistas para além do mar. É na região de montanhas, a 20 minutos da orla, que pequenos negócios ganham destaque pela culinária e transformaram o local em uma movimentada rota gastronômica, que ganhou o nome da Rota da Ferradura.
E foi com um vendedor de galinhas, que passou a prepará-las para o consumo, que a região ganhou o primeiro restaurante. De lá para cá, muitos empreendimentos nasceram na rota, que em breve vai ganhar shopping, e tem perspectiva para virar uma mini-Gramado, em referência à cidade gaúcha.
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O pequeno empresário Ademir Reis Costa conta a origem de tudo.
“Eu e minha mulher tínhamos um aviário no bairro Nossa Senhora da Conceição. Era o Aviário do Ademir. Lá, ela preparava a galinha por encomenda. Nos mudamos para Buenos Aires, e passamos a preparar a galinha caipira. As pessoas levavam a galinha pronta, mas alguns queriam consumir no local, e assim surgiu o restaurante. Somos pioneiros na região e esse é o nosso tradicional prato”, relatou.
Dona Solange Gomes, mulher de Ademir, morreu em 2018, e a filha Lara Gomes Costa segue ao lado do pai, lembrando com carinho que a comida da mãe era tão diferente que o restaurante não foi projetado, mas sim nasceu da vontade de servir o que Solange preparava.
“Quando nos mudamos para cá, não havia lugar para almoçar. Minha mãe fazia comida para a família almoçar, mas as galinhas caipiras eram preparadas por encomenda. Mas quando alguém chegava sem encomendar e pedia algo para comer, minha mãe dizia que podia servir a comida que havia preparado para gente. Foi quando começou a servir os pratos feitos, marmitex, e depois veio a ideia de fazer um cardápio. As coisas aconteceram de forma natural, até começarmos como restaurante”, disse.
O prato é servido com todas as partes da galinha — pescoço, fígado, moela, coração, coxa, sobrecoxa, asas, e os pés da galinha. “Vai tudo, menos a cabeça. E o cliente gosta”, completa Ademir.
Após quase 15 anos, o restaurante prova que a força dos pequenos empreendimentos podem transformar a realidade de uma região. “Aqui não havia lugar para comer. Com nosso negócio, novos empreendimentos foram nascendo e a região se tornou potência gastronômica. Recebemos visitantes de todos os lugares do País e até estrangeiros”, disse Ademir.
Depoimento
Transformador
“O turismo é uma das principais atividades de alavancagem de micro e pequenas empresas desse setor. Várias atividades surgem com o turismo regional, como hotelaria, transporte, alimentação, agências, artesanato e guias.
Possibilita um benefício social, promovendo o trabalho e distribuindo renda. Os atrativos são muitos, e os municípios podem aproveitar seus potenciais naturais. Em Buenos Aires não é diferente. O papel do Sebrae é capacitar e promover atrativos para transformar a região”.
Saiba mais
Atividades mais procuradas pelos MEI em 2023
1ª- Publicidade (181.698)
2º- Cabeleireiros e outras de tratamento de beleza (180.831)
3ª- Atividades de ensino (142.740)
4ª- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (142.295)
5ª- Transporte rodoviário de carga (140.745)
6ª- Restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas (137.910)
7ª- Fotocópias preparação de documentos e outros especializados de apoio administrativo (131.665)
8ª- Malote e entrega (108.760)
Atividades mais procuradas por micro e pequenas empresas
1º- Atividades de atenção ambulatorial executadas por médicos e odontólogos (48.782)
2º- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo (38.619)
3º- Restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação e bebidas (37.600)
4º- Atividades de profissionais da área de saúde, exceto médicos e odontólogos (36.540)
5º- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (22.852)
Fonte: Sebrae.
Mais de 850 mil novos negócios no País em um ano
O Brasil registrou a abertura de 859 mil micro e pequenas empresas em 2023, uma alta de 6,62% em relação ao ano anterior, quando foram criados 805,6 mil empreendimentos. Os números apontam para uma média de 2,3 mil novos negócios desse porte abertos por dia, segundo levantamento do Sebrae com base no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal do Brasil (RFB).
Em 2023, o Brasil registrou a abertura de 859 mil micro e pequenas empresas, uma alta de 6,62% em relação ao ano anterior, quando foram criados 805,6 mil empreendimentos. A categoria engloba as empresas que faturam até 4,8 milhões por ano.
As novas microempresas (ME), categoria que fatura até R$ 360 mil por ano, o salto foi de 674,5 mil para 715 mil, de 2022 para 2023.
Já as novas empresas de pequeno porte (EPP), cujo faturamento anual vai de R$ 360 mil ao teto de R$ 4,8 milhões, passaram de 131 mil para 143,7 mil no mesmo período. Juntas, ME e EPP formam as chamadas micro e pequenas empresas (MPE).
Na análise temporal mais longa, é possível ver o incremento sustentável de micro e pequenas empresas no Brasil.
Em 2019, foram abertas 490 mil microempresas e 89 mil empresas de pequeno porte, contra 715 mil microempresas e 143 mil empresas de pequeno porte no ano passado, o que representou aumento de 45,80% e 60,50%, respectivamente.
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