X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Desemprego é o menor em 10 anos

No Estado, mais de 41 mil postos de trabalho foram criados em 2023, e o índice de pessoas sem trabalho alcançou 5,5% no ano


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Desemprego é o menor em 10 anos
Carteira de trabalho: Espírito Santo teve 472 mil admissões e 431 mil dispensas ao longo deste ano |  Foto: Divulgação

O saldo de empregos criados no Espírito Santo terminou positivo, com 41.211 novos postos de trabalho criados neste ano. Além disso, a taxa de desemprego atingiu o seu menor patamar desde 2013 no Estado.

É o que apontam dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego.

Ao todo, foram 472.713 admissões e 431.502 desligamentos no Estado ao longo do ano. O segmento líder foi o de Serviços (com 18.580 novas vagas criadas), seguido por Comércio (+8.314).

Para José Carlos Bergamin, vice-presidente da Federação do Comércio do Estado (Fecomércio-ES), o resultado cria uma perspectiva positiva. “A sociedade está cada vez mais precisando de serviços pela necessidade física, psicológica, aprendizado e informação”, afirmou.

Já Fernando Otávio Campos, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado (Findes) avaliou como um desempenho dentro do esperado e que os dados indicam uma possível criação de uma “poupança de empregos” para o Estado, com indústria e Construção Civil mostrando uma desaceleração nos últimos meses.

“Precisamos saber se ela será suficiente para vencer estas inseguranças a tempo de que a retomada destes setores possa gerar empregos antes da taxa de desemprego aumentar”.

O índice de desemprego chegou a 5,5% no terceiro trimestre. O resultado é o menor da série histórica da pesquisa, que começou a ser feita em 2012. Em todo o País, o trimestre concluído em novembro fechou com desemprego de 7,5%.

O índice mais baixo registrado anteriormente havia sido de 5,9%, no quarto trimestre de 2013. Segundo o IBGE, a população desocupada no Estado foi estimada em 120 mil pessoas, A população ocupada foi estimada em 2 milhões de pessoas.

“O nosso próximo passo, como sociedade, é qualificar essa mão de obra para elevar os patamares dos serviços e remuneratórios”, disse o presidente do Sindicato dos Restaurantes Bares e Similares do Estado (Sindbares), Rodrigo Vervloet.

Dados

Setor de serviços lidera em chances

Saldo positivo

- Ao todo, foram 472.713 admissões e 431.502 desligamentos no Estado ao longo do ano. O segmento com maior saldo de empregos foi o de Serviços, com 18.580 novas vagas criadas, sendo 187.879 admissões e 169.299 desligamentos.

- Na sequência está o Comércio, com 8.314 vagas criadas, sendo 127.758 admissões e 119.444 desligamentos; seguido da Construção , com 7.081 novas vagas, sendo 53.457 admissões e 46.376 desligamentos; da Indústria com 6.699 novas vagas, sendo 76.261 admissões e 69.562 desligamentos; e da agropecuária, com saldo de 542 contratações, sendo 27.358 admissões e 26.816 desligamentos.

Taxa de desemprego

- O desemprego no Espírito Santo atingiu o menor índice em 10 anos, chegando a 5,5% no terceiro trimestre de 2023, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

- O resultado é o menor da série histórica da pesquisa, que começou a ser realizada em 2012. O índice mais baixo registrado anteriormente havia sido de 5,9%, no quarto trimestre de 2013. No trimestre anterior de 2023, a taxa foi de 6,4% e, no mesmo período do ano anterior, 7,3%.

- Há dois anos, a taxa de desemprego estava em 10% e, desde então, apresenta sucessivas quedas.

- Segundo o IBGE, a população desocupada no Estado foi estimada em 120 mil pessoas. A população ocupada foi estimada em 2 milhões de pessoas.

Fonte: IBGE e Ministério do Trabalho.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: