Coxinha de R$ 22: reclamações por preços cobrados no Aeroporto de Vitória
Garrafinha de água a R$ 10 é um dos valores cobrados no terminal. Passageiros e empresários se queixam
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De cafezinho a sanduíche. Os preços cobrados na área de alimentação têm causado reclamação de empresários e passageiros que passam pelo aeroporto de Vitória.
Coxinha que chega a custar R$ 22, pão de queijo a R$ 11, cafezinho expresso R$ 12, garrafinha de água por R$ 10 e X-Egg com bacon ultrapassando R$ 50. Esses são alguns dos exemplos classificados por clientes como “impraticáveis”.
A advogada especialista em Direito do Consumidor, Denize Izaita, diz que além de impraticáveis, os preços contrariam o próprio Código de Defesa do Consumidor, no que concerne o disposto como prática abusiva, já que configura “vantagem manifestamente excessiva”.
“É importante destacar ainda que a elevação sem justa causa, constitui prática infrativa”.
O empresário José Carlos Bergamin, vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), também comentou. “Na prática, o nosso aeroporto funciona como internacional somente na parte dos preços, que são praticamos como se estivéssemos consumindo no exterior, em dólar. Porém, todos os aeroportos são assim, aproveitam-se da falta de concorrência”.
Mas ele ressaltou que as lojas pagam “absurdos” para ter as operações no local. “Há anos tivemos notícias que os aeroportos passariam, ou seriam obrigados, a ter restaurantes e lanchonetes a preços populares, acessíveis, porém, nunca vimos as tais lojas de produtos genéricos operando. Imagino que já passou da hora da boa ideia ser efetivamente implementada”.
O empresário Cesar Saade Junior, presidente da Associação Comercial da Praia do Canto, também lamenta que os preços cobrados são muito acima da média. “Em estabelecimentos em bairros nobres e shoppings, por exemplo, a coxinha pode custar R$ 15. No aeroporto de Vitória, R$ 22”, comparou.
A Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o Aeroporto de Vitória, informou por meio de nota que os lojistas têm obrigação, por contrato, de manter uma política de preços de acordo com as boas práticas de mercado e leis aplicáveis.
Sobre eventuais reclamações, quem tiver interesse poderá fazê-las no canal da Ouvidoria da concessionária, no site https://vitoria-airport.com.br/ ou nos órgãos de defesa do consumidor.
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