Chineses querem 2ª montadora no País e estudam investir no Espírito Santo
A GWM busca implantar 2ª unidade no Brasil, e seus executivos têm visita marcada para a próxima semana ao Espírito Santo
Escute essa reportagem

A marca chinesa Great Wall Motors (GWM) inaugurou ontem sua primeira montadora no Brasil, mas já planeja instalar sua segunda unidade no País.
Executivos empresa, que produz carros elétricos e híbridos, têm visita ao Espírito Santo marcada para a próxima semana como parte dos estudos para o novo parque fabril, revelou o vice-governador Ricardo Ferraço.
Ele foi à inauguração, ontem, da primeira fábrica, em Iracemápolis, no interior de São Paulo. A instalação de ao menos duas montadoras — sendo uma delas possivelmente chinesa — já havia sido anunciada pelo secretário de Estado de Desenvolvimento, Rogério Salume, em entrevista ao podcast Histórias Empresariais, da Rede Tribuna.
A proposta é que os diretores conheçam de perto as vantagens do Estado — destaque para a logística.
“Vão conhecer a infraestrutura portuária, capacitação, localização, estímulos, para que possamos estar nessa competição de atrair essa empresa de inovação e tecnologia que vai gerar muitos empregos”, disse Ricardo Ferraço.
A multinacional chinesa, que também possui fábricas na Rússia e na Tailândia, tem como estratégia trazer todos os processos de produção para o País — e não apenas a montagem de peças.
Essa estratégica cria a necessidade de fomento da cadeia de fornecedores, ou seja, da instalação de empresas que forneçam peças como pneu, discos, pastilhas de freio e outros, destaca o conselheiro do Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico (CDMec), Fausto Frizzera.
“Hoje, no Estado, vejo apenas a WEG como fornecedora de uma empresa como essa. Precisamos atrair mais”, salientou.
A efetivação do Laminador de Tiras a Frio (LTF), investimento bilionário anunciado pela da ArcelorMittal Tubarão, é um incentivo à montadora, diz Ricardo. “Para a produção de aço de última geração para a atração de indústria automobilística e eletrodoméstico.”
Com capacidade de produção de 50 mil veículos por ano, a fábrica em Iracemápolis não será suficiente para os planos de expansão no mercado ocidental, disse o presidente da GWM Internacional, Parker Shi. O objetivo da montadora é atingir um volume entre 250 mil e 300 mil unidades produzidas no Brasil por ano.
Saiba mais
Montagem no Brasil
Quatro anos após anunciar a compra da antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis, no interior de São Paulo, a montadora chinesa Great Wall Motors (GWM) inicia a montagem de seus carros no Brasil. A inauguração foi ontem.
Inauguração

Participam do evento o vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (e), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (c), e o CEO da GWM Global, Mu Feng (d).
Capacidade
A unidade tem capacidade para fazer 50 mil unidades, o que é pouco para os planos da empresa.
Atualmente, 35% dos automóveis feitos pela montadora chinesa são montados fora da China. A ideia é chegar a 50%. Desde 2000 a montadora realiza estudos nos mercados da América Latina.
Espírito Santo no radar
Depois de inaugurar sua primeira fábrica no Brasil, a gigante chinesa está de olho em novos endereços para instalar a segunda montadora e o Espírito Santo pode ser o destino.
tanto é que, na semana que vem, executivos da montadora desembarcam no Estado para uma visita estratégica, como parte dos estudos para a instalação de uma segunda planta no país.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários