X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Chevrolet Equinox elétrico chega ao Brasil e busca espaço entre SUVs premium

SUV de porte médio chega ao mercado por R$ 419 mil, valor próximo ao pedido pelo BMW iX1 (R$ 437.950)


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Chevrolet Equinox elétrico chega ao Brasil e busca espaço entre SUVs premium
|  Foto: Divulgação/Chevrolet

A Chevrolet não pretende fazer volume no Brasil com carros puramente elétricos, e o novo Equinox EV confirma essa estratégia. O SUV de porte médio chega ao mercado por R$ 419 mil, valor próximo ao pedido pelo BMW iX1 (R$ 437.950). Para ganhar espaço no segmento premium, a marca americana aposta em autonomia e itens tecnológicos.

Segundo a GM, seu utilitário esportivo é capaz de rodar 443 quilômetros no ciclo estabelecido pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). É possível prever que, no uso urbano, o alcance real se aproxime dos 600 km --desde que o motorista não abuse dos 292 cv de potência oferecidos pela combinação de dois motores.

O desenho não tem nenhuma semelhança com o do Equinox a gasolina vendido até então no Brasil. Além de estar uma geração à frente, o elétrico traz elementos futuristas comuns a tantos carros elétricos.

A barra luminosa que atravessa a parte dianteira está lá, o que reforça a nova moda da iluminação em LEDs. Os faróis, diminutos, ocupam nichos no meio do para-choque. Quando estão apagados, desaparecem em meio a um friso preto.

  • Câmera 1/4
    Fullscreen
  • Câmera 2/4
    Fullscreen
  • Câmera 3/4
    Fullscreen
  • Câmera 4/4
    Fullscreen
  • Chevrolet Equinox elétrico chega ao Brasil e busca espaço entre SUVs premium
  • Chevrolet Equinox elétrico chega ao Brasil e busca espaço entre SUVs premium
  • Chevrolet Equinox elétrico chega ao Brasil e busca espaço entre SUVs premium
  • Chevrolet Equinox elétrico chega ao Brasil e busca espaço entre SUVs premium
Chevrolet Equinox elétrico chega ao Brasil e busca espaço entre SUVs premium Chevrolet Equinox elétrico chega ao Brasil e busca espaço entre SUVs premium Chevrolet Equinox elétrico chega ao Brasil e busca espaço entre SUVs premium Chevrolet Equinox elétrico chega ao Brasil e busca espaço entre SUVs premium

O interior traz uma tela gigante para a central multimídia, com 17,7 polegadas. É possível baixar aplicativos e "conversar" com o carro por meio de ferramentas de inteligência artificial. Não é um bate-papo fluido, mas há respostas rápidas para comandos do veículo, como ajustes de temperatura.

No porta-malas, há capacidade para 440 litros de bagagens. É pouco para um automóvel de cinco lugares que tem 4,84 metros de comprimento -quase tão longo como o Trailblazer (4,89 m), SUV derivado da picape S10 e movido a diesel.

LEDs espalhados pela cabine permitem escolher diferentes combinações de cores, outra solução presente em grande parte dos carros eletrificados atuais. A montadora, contudo, afirma que buscou um design mais equilibrado, sem ser "demasiadamente minimalista ou exageradamente excêntrico", segundo Alexandre Ameri, gerente de design da GM América do Sul.

O Equinox EV é parte de uma estratégia que foi revista pela empresa americana. Em janeiro de 2021, a fabricante anunciou que encerraria a produção de veículos a gasolina ou a diesel em 2035. O Brasil estava incluído neste plano.

Hoje, esse não é mais o objetivo da GM. Além de o crescimento das vendas de carros a bateria seguir um ritmo mais lento que o esperado, há o efeito China.

A montadora americana acreditou que desenvolver suas próprias soluções e pular a etapa de tecnologias híbridas seria o caminho do futuro. Entretanto, as marcas do país asiático tiveram impulso governamental para dominar a eletrificação em todas as suas possibilidades.

Mas foi o alto investimento em projetos independentes que permitiu à GM oferecer produtos como o Equinox EV. Assim como o Blazer EV (R$ 479 mil), o novo SUV tem padrão construtivo típico de carro premium, e passa a impressão de ser mais refinado que os utilitários chineses elétricos de menor preço que lideram vendas mundo afora.

No Brasil, esses veículos a bateria serão as opções mais caras e de menor volume do portfólio da GM nesta década. As opções oferecidas em grande escala serão equipadas com motorização híbrida flex, com estreias confirmada para 2025. O primeiro lançamento nessa categoria será a renovação do SUV compacto Tracker.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: