Celulares vão ter novas funções. Entenda
Inteligência artificial já começa neste mês a trazer inovações nos aparelhos, entre elas indicar se imagem é ou não autêntica
Escute essa reportagem
As novas gerações de celulares que estão chegando ao mercado a partir deste mês trazem funções inovadoras, possibilitadas pelo aprimoramento da inteligência artificial.
O smartphone passa a entender o comando de voz dado com fala coloquial, consegue apagar a imagem de objetos em vídeos, indicar se uma imagem é autêntica ou criada pela inteligência artificial e gerar imagens por comando de voz, por exemplo.
Este mês, a Qualcomm anunciou o Snapdragon 8 Gen 3. Segundo a empresa, o novo sistema em um chip (SoC) móvel é voltado para trazer a inteligência artificial generativa (IA) para os futuros smartphones. Novas mudanças também vão deixar câmeras e processadores mais potentes.
As novidades começam a chegar nas próximas semanas por marcas como Sony, Xiaomi, Redmi, Asus, Realme, OnePlus e Oppo que utilizam o sistema operacional do Google, o Android, e os novos processadores de IA da Qualcomm, segundo o jornal O Globo.
A importância de os novos dispositivos serem capazes de indicar se a imagem é autêntica ou gerada pela inteligência artificial foi destacada pelo professor do curso de Ciência da Computação da Faesa Howard Roatti.
"Ela traz mais transparência para a origem das imagens. Isso pode ser uma ferramenta valiosa para combater a disseminação de informações falsas e garantir a autenticidade das imagens compartilhadas", destacou.
As recomendações específicas também foram enfatizadas por ele. "A personalização de respostas com base em informações como localização e atividades favoritas oferece uma experiência mais relevante aos usuários, tornando a interação com os smartphones mais útil e prática em diversas situações, como viagens e treinamento esportivo", destacou.
O Google também apresentou os smartphones Pixel 8 e Pixel 8 Pro, cujo desenvolvimento foi focado na Inteligência artificial para uma experiência mais pessoal e útil.
Para quem gosta de fotografia, o Magic Editor no Google Fotos ajudará o usuário a chegar na foto que deseja, mesmo quando na foto original alguém não está olhando para a câmera. Um algoritmo no dispositivo cria uma imagem mesclada resolvendo o problema.
Saiba MaisAlgumas novidades
Indicação do uso de IA
> Os usuários vão ter acesso a indicação se a foto é “autêntica” ou se foi criada pela inteligência artificial.
Extensão de paisagens
> Com a inteligência artificial generativa, o recurso de “extensão de paisagens” permite estender a imagem para além do capturado.
Personalização
> De acordo com informações que possui do usuário, a inteligência artificial vai gerar respostas personalizadas, em segundos, para perguntas feitas ao assistente do smartphone.
Apagar objetos em vídeos
> Remover objetos de vídeos também será possível.
Imagem
> Cada foto terá mais de um bilhão de tons de cores através do novo formato de captura de fotos Dolby HDR, com 10 bits. A versão JPEG tem 8 bits e 16,7 milhões de cores.
Comando de voz
> Os aparelhos podem gerar imagens por comando de voz.
Zoom
> Captura de vídeos com zoom de 2x e zoom 4x com resolução em 4K.
Selfies
> Ao fazer um vídeo usando a câmera frontal, o usuário poderá usar como imagem de fundo a aquela que está sendo captada na parte traseira da câmera.
Conexão com fones
> Os fones vêm com Wi-Fi.
Sensores
> Sensores ao lado das câmeras traseiras do aparelho funcionam como uma espécie de sinal infravermelho para medir a umidade da pele. Há ainda laser que vai avaliar a qualidade do ar.
Fonte: Jornal O Globo.
Comentários