X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

BR-262 fica fora da lista de privatizações do governo

Duplicação será feita pela União, com verba pública. Tentativas de concessão à iniciativa privada no passado não renderam frutos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem BR-262 fica fora da lista de privatizações do governo
Veículos na BR-262, que vai ficar sob administração do governo federal, enquanto o trecho de Minas Gerais será oferecido à iniciativa privada |  Foto: Leone Iglesias/AT

O trecho da BR-262 no Espírito Santo vai ficar de fora do plano de concessões à iniciativa privada do governo federal, conforme revelou fonte interna da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Tanto as obras quanto a administração da rodovia deverão ficar sob responsabilidade da União, com a utilização de recursos públicos. O trecho já teve duas tentativas de concessão anteriores, que não tiveram sucesso, devido à complexidade e ao custo da obra de duplicação da rodovia.

Leia mais sobre Economia

Em visita ao Estado há duas semanas, o ministro dos Transportes, Renan Filho, chegou a confirmar que o governo federal realizará a duplicação da BR, que liga o Estado e Minas Gerais.

O anúncio foi feito durante a inauguração do Contorno do Mestre Álvaro, na Serra. Em manifestação oficial à reportagem, a assessoria do Ministério dos Transportes informou que o modelo de administração ainda está em estudos.

No Espírito Santo, a previsão é que as intervenções para a duplicação sejam iniciadas em partes. O primeiro trecho será um percurso de 37 quilômetros, indo do quilômetro 15, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), até as proximidades do quilômetro 52, segundo a fonte da ANTT.

Já trecho da BR-262 em Minas possui plano para nova licitação em 2024, assim como a BR-381.

BR-101

Ainda em trâmite na câmara de conciliação do Tribunal de Contas da União (TCU), a BR-101 caminha a passos largos para uma repactuação contratual entre a União e a EcoRodovias.

Com a confirmação, a concessão da rodovia poderá ir até 2053, dependendo do acordo que será firmado entre as partes.

A medida tem como intuito viabilizar economicamente os investimentos planejados. A decisão precisa sair até março de 2024, caso contrário o trecho irá para relicitação.

No entanto, a previsão é que o novo contrato pode acarretar impactos que levem à necessidade de elevar a tarifa de pedágio, afirma a fonte da ANTT.

Embora não tenha sido definido oficialmente, estudos e avaliações internas indicam que a elevação da tarifa pode ser significativa.

Os números

- 37 km primeiro trecho a ser duplicado

- 180 km tem a BR-262 no Espírito Santo


Obras estão previstas no PAC

BR-262

Em 2022, leilões realizados para privatização da BR-262 e as obras de duplicação fracassaram, terminando na suspensão do processo.

Com isso, recaiu sobre o Poder Público a expectativa de realizar as obras no trecho que perpassa o Espírito Santo.

Novos leilões estão previstos para a BR-262 e a BR-381, nos trechos localizados em Minas Gerais.

No Espírito Santo, a duplicação deve ficar sob responsabilidade da União, inclusive prevista no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado em outubro.

A BR-101 aguarda a repactuação, com entes estaduais e federais otimistas por esse desfecho.

Fontes: pesquisa AT e Ministério dos Transportes

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: