Anac reconhece aeronave produzida no ES e autoriza vendas
Avião é produzido por empresa sediada em Jaguaré, Norte do ES
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) reconheceu, nesta terça-feira (6), a aeronave SLING TSI, da empresa Sling Brasil, como Aeronave Leve Esportiva Especial. Com o reconhecimento, a empresa, que tem sede no município de Jaguaré, região Norte do Estado, passa a ter autorização para fabricar e comercializar a aeronave no Brasil.
A empresa agora está autorizada a distribuir as aeronaves que são produzidas no Estado, ampliando a oferta de produtos da categoria no país.
Para José Braz Nali, diretor da Sling no Espírito Santo, o reconhecimento trás a possibilidade de ser entregues aos compradores.
"As aeronaves já estavam sendo produzidas e comercializadas. Agora, com o reconhecimento, elas poderão ser entregues, a medida que forem sendo concluídas", explicou.
Ainda segundo o executivo, a empresa investiu mais de R$ 2 milhões no último ano para ampliar a linha produção. A estimativa da empresa é que, em 2026, sejam produzidos 18 aeronaves no modelo Sling TSI no Estado.
SLING TSI
O modelo Sling TSI, reconhecido pela Anac, é um monomotor de quatro lugares, sendo o segundo avião que atende às características de Aeronave Leve Esportiva Especial do mundo.
Segundo a empresa, a aeronave foi aclamada pela crítica por suas capacidades, manuseio sem esforço e funcionalidade completa. Ela possibilita que quatro pessoas viajem confortavelmente com bagagem, para voos de longas distâncias;
Para o reconhecimento do SLING TSI, a Anac realizou um trabalho de verificação documental amostral, visitas técnicas à fabricante e vistorias na aeronave. Esse processo teve como objetivo verificar que a empresa conduziu todas as análises e ensaios exigidos pelas normas consensuais, e que a declaração da fabricante possui fundamentos técnicos.
Veja fotos:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários