Alemães vão investir 1 bilhão em porto no Estado e criar empregos
Multinacional europeia do setor de transporte marítimo fecha parceria para operar terminal de contêineres no empreendimento
Uma multinacional alemã fechou parceria com a Imetame, visando o desenvolvimento e a operação em um terminal de contêineres no porto que será construído em Aracruz, no Norte do Estado. O investimento previsto é de R$ 1 bilhão e vai criar novos empregos na região.
A transação foi fechada pela Hanseatic Global Terminals (HGT), subsidiária da multinacional de transporte marítimo e de contêineres Hapag-Lloyd. Ela firmou acordo para adquirir 50% das ações da Imetame Logística Porto.
O valor do investimento não foi informado oficialmente, mas o portal Brazil Journal informou que a HGT investiu cerca de R$ 1 bilhão na joint-venture. Fontes empresariais do Estado consideram coerente a quantia envolvida.
Segundo o acordo, ambos os parceiros desenvolverão e operarão o novo terminal de contêineres, que passará a se chamar “Hanseatic Global Terminals Aracruz”, e servirá como uma “moderna instalação portuária de transbordo e importação/exportação”, conforme comunicado divulgado ontem.
O terminal de contêineres deve iniciar operações até 2028, com uma capacidade anual futura de cerca de 1,2 milhão de TEUs (medida para cada contêiner com cerca de 6 metros de comprimento), 750 metros de cais de extensão e equipamentos de manuseio de contêineres de última geração. Com profundidade de 17 metros, a estrutura é adequada para grandes navios.
O presidente do Grupo Imetame, Etore Cavallieri, destacou a criação de empregos e negócios, e disse que a empresa está comprometida em desenvolver oportunidades e fomentar o desenvolvimento da região.
“Estamos muito satisfeitos por termos a Hanseatic Global Terminals como parceiro estratégico e forte para o novo terminal de contêineres. Ela possui grande expertise para oferecer aos clientes, importadores e exportadores do novo terminal o manuseio eficiente de cargas e fortalecer ainda mais a importância do Brasil no comércio global”, disse no comunicado.
Já Dheeraj Bhatia, CEO da Hanseatic Global Terminals, destacou que a América Latina é um mercado estratégico fundamental:
“Vemos Aracruz como um local com potencial para desempenhar um papel significativo no fortalecimento da conectividade do Brasil com mercados globais e um polo estratégico para serviços de linha”.
Negócio vai fortalecer Aracruz no cenário global
A parceria é fundamental para a Imetame, e servirá para atrair novas parcerias e para que Aracruz e região despontem internacionalmente, segundo o consultor empresarial Durval Vieira de Freitas.
Com profundidade inicial de 17 e 25 metros na 2ª fase da dragagem, o porto foi projetado para receber embarcações de grande porte que operam em linhas de longo curso.
“A profundidade vai ser superior à de muitos dos principais portos do País. A parte de carga geral está prevista para ser iniciada em 2026, e a do terminal de contêineres posteriormente, pois depende de complementações, como a instalação de equipamentos similares às do terminal de Vila Velha.”
Para Luiz Alberto de Souza Carvalho, presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado (Sindfer), o projeto fortalece a infraestrutura logística do Estado, amplia a competitividade da indústria capixaba e cria condições mais eficientes para o escoamento da produção industrial, com impactos positivos na atração de investimentos e na criação de empregos.
Saiba mais
Acordo
A Imetame — a empresa de metalurgia, mineração e energia com sede no Espírito Santo — anunciou a criação de uma joint venture com a Hapag-Lloyd, a quinta maior armadora do mundo.
A joint venture, que será dividida em 50% para cada entre as duas companhias, foi criada para desenvolver um terminal de contêineres em Aracruz, no porto da Imetame.
O porto deverá ter capacidade anual de cerca de 1,2 milhão de TEUs (medida equivale a contêineres de 20 pés), com 750 metros de cais e um canal de navegação com profundidade de 17 metros. A venda ainda precisará passar por aprovação de autoridades e órgãos reguladores relevantes.
O CEO da HGT, Dheeraj Bhatia, disse que a joint venture e o desenvolvimento de um novo hub de transbordo e gateway na costa leste do Brasil fortalecem o portfólio de terminais da empresa, ao mesmo tempo em que enfrentam limitações de capacidade em uma região em crescimento.
Construção do porto
A Imetame já vem trabalhando nesse porto desde 2014, bancando 100% da construção com capital próprio de seu controlador, Etore Cavallieri, que começou com uma pequena metalurgia em 1980 e a transformou numa das maiores em empresas do Estado.
Além do terminal de contêineres, o porto deve abrigar um terminal de cargas gerais, um terminal de óleo e gás e um terminal de granel. Por enquanto, no entanto, a única obra que já iniciada é o terminal de contêineres.
Hanseatic Global Terminals
A Hanseatic Global Terminals (HGT) é uma subsidiária integral da multinacional alemã Hapag-Lloyd.
Operando a partir de Roterdã (Holanda), a HGT gerencia um portfólio de participações em 21 terminais portuários e serviços logísticos complementares em 11 países e cinco continentes, com planos de expandir suas participações para mais de 30 terminais até 2030.
Abrangendo regiões-chave, seu portfólio compreende terminais portuários e serviços logísticos relacionados na América Latina e Flórida (EUA). No mercado indiano em expansão, está presente por meio dos terminais de contêineres, depósitos e negócios ferroviários da J M Baxi, o maior provedor integrado de terminais e logística da Índia.
Além disso, a presença da HGT em polos estratégicos europeus, como Alemanha e Mediterrâneo, aprimora sua rede global e permite oferecer soluções logísticas e de cadeia de suprimentos fluidas e eficientes para clientes em todo o mundo.
Fonte: Imetame, Hanseatic Global Terminals e site Brazil Journal.
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