X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS
    • Carnaval 2025
    • São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 27°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 27°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • PRÊMIO BAND CIDADES EXCELENTES
  • ENEM
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • PLENÁRIO
      • AutoMotor
      • Direto da Redação
      • Vitrine de Negócios ES
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • ENTRE PRATELEIRAS, POR JAQUES PAES
      • CONVERGÊNCIA, POR TASSO LUGO
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • NEGÓCIO RURAL
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Economia
    • CONCURSOS
    • EMPREGOS E ESTÁGIOS
    • Cidades
    • Polícia
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • Saúde
    • CUIDE-SE BEM
    • Política
    • Educação
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • Corrida Tribuna Ruas da Cidade
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • NEGÓCIO RURAL
    • Entretenimento
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
    • SOBRE RODAS
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • TN ESPECIAL
    • PONTO DE VISTA
    • AUTOMOTOR
    • Apita Aí
    • Negócio Rural
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
    • MAIS DESIGN
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 27°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • RADAR ECONÔMICO
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Economia

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Alemães vão investir 1 bilhão em porto no Estado e criar empregos

Multinacional europeia do setor de transporte marítimo fecha parceria para operar terminal de contêineres no empreendimento

Gustavo Andrade
Gustavo Andrade
24/12/2025 - 14:36
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

          Imagem ilustrativa da imagem Alemães vão investir 1 bilhão em porto no Estado e criar empregos
Complexo portuário da Imetame que está sendo instalado em Aracruz: terminal de contêineres se chamará Hanseatic Global Terminals Aracruz |  Foto: Divulgação/Imetame

Uma multinacional alemã fechou parceria com a Imetame, visando o desenvolvimento e a operação em um terminal de contêineres no porto que será construído em Aracruz, no Norte do Estado. O investimento previsto é de R$ 1 bilhão e vai criar novos empregos na região.

A transação foi fechada pela Hanseatic Global Terminals (HGT), subsidiária da multinacional de transporte marítimo e de contêineres Hapag-Lloyd. Ela firmou acordo para adquirir 50% das ações da Imetame Logística Porto.

O valor do investimento não foi informado oficialmente, mas o portal Brazil Journal informou que a HGT investiu cerca de R$ 1 bilhão na joint-venture. Fontes empresariais do Estado consideram coerente a quantia envolvida.

Segundo o acordo, ambos os parceiros desenvolverão e operarão o novo terminal de contêineres, que passará a se chamar “Hanseatic Global Terminals Aracruz”, e servirá como uma “moderna instalação portuária de transbordo e importação/exportação”, conforme comunicado divulgado ontem.

O terminal de contêineres deve iniciar operações até 2028, com uma capacidade anual futura de cerca de 1,2 milhão de TEUs (medida para cada contêiner com cerca de 6 metros de comprimento), 750 metros de cais de extensão e equipamentos de manuseio de contêineres de última geração. Com profundidade de 17 metros, a estrutura é adequada para grandes navios.

O presidente do Grupo Imetame, Etore Cavallieri, destacou a criação de empregos e negócios, e disse que a empresa está comprometida em desenvolver oportunidades e fomentar o desenvolvimento da região.

“Estamos muito satisfeitos por termos a Hanseatic Global Terminals como parceiro estratégico e forte para o novo terminal de contêineres. Ela possui grande expertise para oferecer aos clientes, importadores e exportadores do novo terminal o manuseio eficiente de cargas e fortalecer ainda mais a importância do Brasil no comércio global”, disse no comunicado.

Já Dheeraj Bhatia, CEO da Hanseatic Global Terminals, destacou que a América Latina é um mercado estratégico fundamental:

“Vemos Aracruz como um local com potencial para desempenhar um papel significativo no fortalecimento da conectividade do Brasil com mercados globais e um polo estratégico para serviços de linha”.

Negócio vai fortalecer Aracruz no cenário global

A parceria é fundamental para a Imetame, e servirá para atrair novas parcerias e para que Aracruz e região despontem internacionalmente, segundo o consultor empresarial Durval Vieira de Freitas.

Com profundidade inicial de 17 e 25 metros na 2ª fase da dragagem, o porto foi projetado para receber embarcações de grande porte que operam em linhas de longo curso.

“A profundidade vai ser superior à de muitos dos principais portos do País. A parte de carga geral está prevista para ser iniciada em 2026, e a do terminal de contêineres posteriormente, pois depende de complementações, como a instalação de equipamentos similares às do terminal de Vila Velha.”

Para Luiz Alberto de Souza Carvalho, presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado (Sindfer), o projeto fortalece a infraestrutura logística do Estado, amplia a competitividade da indústria capixaba e cria condições mais eficientes para o escoamento da produção industrial, com impactos positivos na atração de investimentos e na criação de empregos.

Saiba mais

Acordo

A Imetame — a empresa de metalurgia, mineração e energia com sede no Espírito Santo — anunciou a criação de uma joint venture com a Hapag-Lloyd, a quinta maior armadora do mundo.

A joint venture, que será dividida em 50% para cada entre as duas companhias, foi criada para desenvolver um terminal de contêineres em Aracruz, no porto da Imetame.

O porto deverá ter capacidade anual de cerca de 1,2 milhão de TEUs (medida equivale a contêineres de 20 pés), com 750 metros de cais e um canal de navegação com profundidade de 17 metros. A venda ainda precisará passar por aprovação de autoridades e órgãos reguladores relevantes.

O CEO da HGT, Dheeraj Bhatia, disse que a joint venture e o desenvolvimento de um novo hub de transbordo e gateway na costa leste do Brasil fortalecem o portfólio de terminais da empresa, ao mesmo tempo em que enfrentam limitações de capacidade em uma região em crescimento.

Construção do porto

A Imetame já vem trabalhando nesse porto desde 2014, bancando 100% da construção com capital próprio de seu controlador, Etore Cavallieri, que começou com uma pequena metalurgia em 1980 e a transformou numa das maiores em empresas do Estado.

Além do terminal de contêineres, o porto deve abrigar um terminal de cargas gerais, um terminal de óleo e gás e um terminal de granel. Por enquanto, no entanto, a única obra que já iniciada é o terminal de contêineres.

Hanseatic Global Terminals

A Hanseatic Global Terminals (HGT) é uma subsidiária integral da multinacional alemã Hapag-Lloyd.

Operando a partir de Roterdã (Holanda), a HGT gerencia um portfólio de participações em 21 terminais portuários e serviços logísticos complementares em 11 países e cinco continentes, com planos de expandir suas participações para mais de 30 terminais até 2030.

Abrangendo regiões-chave, seu portfólio compreende terminais portuários e serviços logísticos relacionados na América Latina e Flórida (EUA). No mercado indiano em expansão, está presente por meio dos terminais de contêineres, depósitos e negócios ferroviários da J M Baxi, o maior provedor integrado de terminais e logística da Índia.

Além disso, a presença da HGT em polos estratégicos europeus, como Alemanha e Mediterrâneo, aprimora sua rede global e permite oferecer soluções logísticas e de cadeia de suprimentos fluidas e eficientes para clientes em todo o mundo.

Fonte: Imetame, Hanseatic Global Terminals e site Brazil Journal.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Complexo portuário da Imetame que está sendo instalado em Aracruz: terminal de contêineres se chamará Hanseatic Global Terminals Aracruz

ECONOMIA

Decreto do governo estabelece valor do salário mínimo a partir de 1º de janeiro

Complexo portuário da Imetame que está sendo instalado em Aracruz: terminal de contêineres se chamará Hanseatic Global Terminals Aracruz

ECONOMIA

Consumidor pagará menos na conta de luz em janeiro

Complexo portuário da Imetame que está sendo instalado em Aracruz: terminal de contêineres se chamará Hanseatic Global Terminals Aracruz

ECONOMIA

Banco Master: 32 mil no ES à espera do pagamento pelo Fundo Garantidor de Crédito

Complexo portuário da Imetame que está sendo instalado em Aracruz: terminal de contêineres se chamará Hanseatic Global Terminals Aracruz

ECONOMIA

Imetame vende 50% das ações de terminal de contêineres para empresa holandesa

Ícone tags Tags aracruz Hapag-Lloyd imetame Investimento logística portuária terminal de contêineres

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

ENEM

PRÊMIO BAND CIDADES EXCELENTES

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia RADAR ECONÔMICO CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Copa do Mundo de Clubes Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante

COLUNAS

Doutor João Responde Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Negócio Rural Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
ENEM
Prêmio Band Cidades Excelentes
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia RADAR ECONÔMICO CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Copa do Mundo de Clubes Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante
COLUNAS Doutor João Responde Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Negócio Rural Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM