X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Adaptação profissional é necessária diante do avanço na tecnologia

Qualificação auxilia trabalhadores a ingressar no mercado ou não perder emprego


Imagem ilustrativa da imagem Adaptação profissional é necessária diante do avanço na tecnologia
Engenheiro de produção, Gabriel Santos fez capacitação na área de logística e se adaptou, sendo selecionado para outro tipo de função |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

A adaptação de profissionais à tecnologia para não perder o trabalho ou ingressar no mercado é uma necessidade, como mostra o engenheiro de produção Gabriel Santos, 27 anos. Ele conta que atua na área de gestão logística da Sankhya após ter recebido uma capacitação da empresa. 

“Estava fazendo uma pós-graduação na Faesa e participei do programa Radar de Talentos,  quando chamei a atenção da   Sankhya, que  me capacitou para área de logística. Ainda utilizo parte dos  conhecimentos da minha área de formação, mas unindo com o que aprendi após ser selecionado.”

LEIA MAIS:

É estudar ou viver de auxílio no futuro, dizem especialistas

Pais devem ajudar filhos a ter foco ao escolher estudo

Maioria não teme perder emprego com avanço da tecnologia

O diretor da Sankhya no Estado, Luiz Muraro, explicou que a opção de capacitar jovens talentos ocorre devido à falta de mão de obra qualificada. 

“É uma forma de fortalecer o mercado, pois mesmo os que não são contratados  terão os cursos como diferencial  e estarão prontos para atuar em diversas empresas, já que é tão difícil encontrar mão de obra qualificada.”

Robotização

Um dos desafios dentro das empresas é lidar com a automação crescente. Para ampliar a produção com mais efetividade, as empresas investem nos robôs, frisou   o presidente do  Conselho Temático de Relações do Trabalho, da Findes, Fernando Otavio Campos. 

Um exemplo disso é a Bertolini Sistemas de Armazenagem, unidade do Grupo Bertolini instalada em Colatina que está investindo em tecnologia e logística para dobrar a produtividade. 

Um investimento de R$ 10 milhões foi feito em seis robôs – quatro de solda e dois de manipulação – na linha de produção. 

O objetivo é ampliar a eficiência operacional, a segurança dos funcionários e reduzir gastos com transporte e energia elétrica, dobrando a capacidade de produção de seu produto principal,  porta-paletes, dos 700 milhões, fabricadas por ano, para 1,8 milhões. 

Além disso, a Bertolini relata estar implementando um sistema que vai controlar e monitorar os processos realizados na empresa. 

Ele trará como benefício a redução do retrabalho de digitação dos documentos e de arquivos de papel, disponibilizando aos funcionários da empresa interfaces mais intuitivas que vão otimizar o tempo para a produção e reduzir eventual insalubridade. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: