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O Pioneirismo do Espírito Santo na Pedagogia da Alternância

Espírito Santo sedia seminário internacional sobre os 90 anos da Pedagogia da Alternância

Cleber Guerra | 04/11/2025, 12:50 h | Atualizado em 04/11/2025, 12:49

Imagem ilustrativa da imagem O Pioneirismo do Espírito Santo na Pedagogia da Alternância
Cleber Guerra é engenheiro agrônomo e assessor técnico da diretoria de Fomento e Inovação da Aderes |  Foto: Divulgação

A Pedagogia da Alternância é a metodologia de ensino que integra a Escola Rural com o aluno, sua família e comunidade, através da alternância, por iguais períodos, entre as atividades na escola, com a prática diária na propriedade dos pais.

Criado na França, em 1935, esse modelo chegou ao Brasil, por obra do Padre Humberto Pietrogrande, pelo Estado, com a criação do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), em abril de 1968 e inauguração da 1ª Escola Família Agrícola (EFA) do Brasil, em 1969, a EFA de Olivânia de Anchieta.

Essa escola tornou-se referência nacional, tanto pelo pioneirismo, quanto pelo aprimoramento da metodologia, adequando-a à realidade capixaba, participação ativa da associação de pais, inclusive assumindo parte do custeio delas, para uma formação integral do aluno, na qualificação técnico profissional, ambiental, humanista, espiritual, cultural.

Criada em 1956, a Associação de Crédito e Assistência Rural (Acares), precursora do atual Incaper, foi a principal parceira na criação do Mepes, mantendo, à época, intensa presença de seus extensionistas nas escolas.

Trazendo para os dias atuais, como sugestão, seria oportuno reativar essa parceria, tanto para robustecer a formação técnico científica dos monitores, alunos e egressos destas escolas, pela oferta de estágios para os formandos, orientação técnica às áreas agrícolas das escolas e das famílias, fechando a trilogia: Ensino, Pesquisa, Extensão, numa versão empreendedora.

Para tanto, seria imprescindível reaproximar a rede de pesquisa e extensão rural (Incaper) das escolas que adotam a Pedagogia da Alternância, tanto as EFAs do Mepes, quanto as vinculadas a municípios. Da mesma forma, sugere-se inserir nesta parceria, a Aderes (Agencia de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo), sobretudo, para qualificar os jovens em gestão empreendedora, uso do microcrédito orientado, nos moldes do Programa Nossocrédito da Aderes, com taxas subsidiadas, bem como na temática da comercialização dos produtos da agricultura familiar. Esses projetos de créditos seriam direcionados para os formandos e os técnicos agrícolas com até dois anos de formados nessas Escolas, com orientação dos técnicos do Incaper.

Justifica-se, portanto, essa pareceria pelo incentivo à cultura empreendedora, estímulos à permanência dos jovens no campo, com reflexos positivos nos processos de sucessão familiar, diminuição da falta de mão de obra na pequena propriedade, além da formação integral de lideranças diferenciadas, e com potencial para melhorar a gestão dos seus pequenos negócios.

Em reconhecimento ao pioneirismo e aprimoramento desta metodologia pelo Mepes, destaco que o Estado do Espírito Santo foi escolhido para sediar o Seminário Internacional comemorativo dos 90 anos da Pedagogia da Alternância no mundo; dos 50 anos da Associação Internacional de Movimentos Familiares para a Formação Rural (AIMFR); e dos 57 anos de Fundação do Mepes, que está acontecendo até quinta-feira (06), no Hotel Eco da Floresta, em Domingos Martins.

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