Vice-governador deu recados
As principais notícias da política capixaba, com bastidores e movimentações dos partidos
Durante o Congresso Estadual do PSB em Vitória, evento que contou com a presença do prefeito de Recife, João Campos (PSB-PE), houve diversos recados políticos. O vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), por exemplo, elogiou o partido e disse que era a sigla mais municipalista do País. Afirmou que o governador Casagrande (PSB) levava a gestão de forma equilibrada, dialogando com todos os lados.
Em meio aos movimentos políticos que visam a corrida ao Palácio Anchieta em 2026, Ricardo, nome à sucessão de Casagrande, aproveitou para deixar recados para outras gestões.
“Já tivemos no Estado governadores que gastaram muito mal. Mergulharam o Espírito Santo em desorganização profunda, que acabou causando dores a todos os capixabas. Outros só pensaram em responsabilidade fiscal, e não fizeram os investimentos que eram necessários. Conosco não será assim”.
Metas e novo nome
Durante o evento, Casagrande ressaltou que o PSB pensa em eleger dois ou três federais. A chapa da sigla é competitiva, com Emanuela Pedroso, Hoffmann, Folletto e Freitas, por exemplo. A novidade, nos bastidores, é que Sergio Vidigal Jr. (PDT), filho do ex-prefeito da Serra, pode disputar pelo PSB, independente da federação com o PDT sair ou não do papel.
Movimento esfriou...
Com a confirmação da federação União-Progressista, o movimento do prefeito Euclério (MDB) esfriou. Havia anunciado que iria se filiar ao União para presidi-lo. À coluna, confessou que após a notícia “não está animado” em fazer o movimento. Nos bastidores, não quer ser um presidente “figurante”, já que a federação será comandada por Da Vitória (PP).
Pausa para um piquenique

Deputado federal Gilson Daniel (Pode) aproveitou um momento de pausa nas agendas para fazer piquenique com a família. Por conta da Páscoa, uma de suas filhas colocou até mesmo orelhas de coelho para o momento. “E você, já fez um piquenique?”, perguntou Gilson a seus seguidores.
Agenda cheia
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), se encontrou com cerca de 20 lideranças políticas ontem, entre vereadores e outros representantes do interior do Estado.
Nos bastidores, Arnaldinho estaria em busca de aumentar sua influência política, sobretudo no interior.
“Todo dia o prefeito está encontrando lideranças estaduais. Está igual um trator”, disse um interlocutor de Arnaldinho. Sinais continuam.
MDB busca consenso para continuar “em paz”
A convenção estadual do MDB de Vitória está marcada para acontecer no dia 15 de maio. Será na oportunidade em que o diretório municipal será eleito de forma definitiva, já que hoje é provisório. O atual presidente, ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), Sergio Borges, tem buscado encaminhar chapa de consenso com os filiados do partido. Ex-vereador Luisinho Coutinho (MDB), porém, demonstrou interesse em disputar. A ver.
Galeria
Liderança socialista
Carlos Lopes assumiu a coordenação da Fundação João Mangabeira (FJM), principal órgão de formação política do PSB no Estado. O socialista tem compromisso de destacar ainda mais o papel da fundação com educação cidadã.
Agenda em Bom Jesus
Deputado Xambinho (Pode), presidente da Comissão de Infraestrutura da Ales, esteve em Bom Jesus do Norte ao lado de Casagrande e do prefeito Toninho Gualhano (PSB), entregando obras de contenção, atendendo pedidos dos vereadores Zé Lau (SDD) e Tiquinho (Pode).
Novo gerente Regional
Comerciante Eugênio Martini (PL), conhecido pela atuação voluntária na segurança pública do centro de Vitória, foi oficialmente convidado pelo prefeito Pazolini (Rep) para assumir a gerência da Regional 1 da Central de Serviços, responsável pela área central da capital. Anúncio foi feito junto ao vereador Armandinho (PL), defensor da atuação de Martini.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



