Objetivo é fortalecer o PSB
As principais notícias da política capixaba, com bastidores e movimentações dos partidos
Acontece hoje o Congresso do PSB estadual. Durante o evento, a nova direção do partido do governador Renato Casagrande será eleita. Conforme publicado por Plenário, o atual presidente da sigla, Alberto Gavini, será reconduzido ao posto de presidente pelos socialistas capixabas.
A chapa, que será eleita por consenso, ainda vai contar com o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, como 1º vice-presidente, e o deputado federal Paulo Folletto, como 2º vice-presidente. O prefeito de Nova Venécia recém-eleito presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Lubiana Barrigueira, também fará parte da Executiva. A intenção, nos bastidores, é demonstrar que mesmo com a recondução de Gavini, o partido será renovado.
A nova direção terá a missão de fortalecer o PSB, que promete ter chapas “pesadas” à Assembleia e Câmara Federal.
Prestígio de Recife
O convidado de honra para o evento é o prefeito de Recife (PE), João Campos. Uma das principais lideranças nacionais do partido, também já está virtualmente eleito como próximo presidente nacional do PSB. Campos chegará ao Estado no começo da noite, vai direto para o evento e depois jantará com Casagrande. Deve retornar amanhã para Recife.
Indecisão no Norte
Ex-prefeito de Linhares, Guerino Zanon (PSD) não definiu se vai disputar vaga na Assembleia em 2026, embora, nos bastidores, esteja cotado para isso. Em contato com a coluna, disse que conversa frequentemente com o ex-prefeito Bruno Marianelli (Rep) — que teve ano passado apoio de Zanon —, mas que ainda não decidiu. “Não batemos martelo”, disse.
Meu pequeno Cachoeiro...

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço (PP), celebrou a Semana do Rei, que faz homenagem ao cantor cachoeirense Roberto Carlos. Ele até se encontrou com um cover famoso do Rei na cidade. Ainda, anunciou que a casa do cantor, hoje museu, passará por reformas.
Recados
O trio formado pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Rep), a vice-prefeita Cris Samorini (PP) e o secretário de Governo da capital, Erick Musso (Rep), segue dando diversos recados ao eleitorado do Estado.
Juntos, anunciaram o início das obras no Canal de Camburi. Curiosamente, mal citaram o nome de Vitória no vídeo. Disseram que as intervenções irão transformar o turismo do Estado e unir os 78 municípios. Sinais.
Articulação agora será com bancada federal
Após já ter manifestado a intenção de transferir a sede da Câmara de Vitória para o centro da capital, o presidente da Casa, vereador Anderson Goggi (PP), pretende começar a fazer articulações políticas com a bancada federal.
Serão sobretudo com o coordenador da bancada e presidente estadual do PP, Josias Da Vitória. Intenção de Goggi é de que até dezembro o legislativo municipal esteja instalado no centro da cidade.
Galeria
Carteira para hemofílicos
A Comissão de Saúde da Assembleia, presidida pelo deputado Dr. Bruno Resende (União), aprovou projeto de lei de autoria do próprio parlamentar que cria a carteira de identificação do paciente hemofílico no Espírito Santo. Nessa carteira de identificação, constarão detalhes da patologia, medicações utilizadas e as recomendações para o tratamento de urgência e emergência.
Intercâmbio em Brasília
A presidente da Câmara de Guarapari, vereadora Sabrina Astori (PSB), esteve ontem em Brasília em busca de recursos para a cidade. Encontrou alguns deputados federais, como Gilson Daniel (Pode), Victor Linhalis (Pode) Paulo Folletto (PSB), Evair de Melo (PP), e Da Vitória (PP).
Projeto bolsonarista
Vereador de Vila Velha, Devacir Rabelo (PL) tem trabalhado para conseguir uma cadeira na Assembleia Legislativa. Para isso, vai apostar no movimento bolsonarista do Espírito Santo.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



