Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Tucanos seguirão no Podemos

As principais notícias da política capixaba, com bastidores e movimentações dos partidos

Eduardo Maia, do Jornal A Tribuna | 02/05/2025, 14:05 h | Atualizado em 02/05/2025, 14:05

Imagem ilustrativa da imagem Tucanos seguirão no Podemos
Eduardo Maia

A confirmação da fusão entre PSDB e Podemos mexeu nos ânimos dos tucanos capixabas. Na Assembleia, por exemplo, os deputados Mazinho dos Anjos (PSDB) e Vandinho Leite (PSDB), após a chancela da fusão, ficarão no novo partido.

Hoje, presidente estadual do PSDB, Vandinho Leite, é líder do governador Renato Casagrande (PSB) na Assembleia. A partir do momento da fusão, porém, vai perder a presidência do partido, já que o Podemos continuará sendo liderado no Estado pelo deputado federal Gilson Daniel.

Cabe lembrar que Vandinho faz articulações alinhado com o governo e também de forma independente, principalmente quando se trata de interior. Agora, ao menos na teoria, terá de ficar hierarquicamente abaixo de Daniel, assumindo uma possível vice-presidência. Para o PSDB, sigla que passou por esvaziamento, a fusão foi um verdadeiro “negócio da China”.

Régua está lá em cima

Agora federados, o União-Progressista pretende fazer de 3 a 4 deputados federais ano que vem, e de 6 a 8 deputados estaduais. Quase 1/3 da Assembleia. O tamanho da federação também cacifa o deputado Da Vitória a buscar espaço na majoritária, seja como candidato a vice ou mesmo senador, fazendo dobradinha com Renato Casagrande (PSB).

Lula virá em maio?

Nos bastidores do PT capixaba está circulando a informação de que o presidente Lula (PT) virá ao Estado por volta da segunda quinzena de maio. A viagem dele, porém, segue sendo tratada como possibilidade e com certa cautela pela cúpula, já que o conflito de agendas do Presidente, mais uma vez, não foi bem digerido pela militância.

Presente com “tobateiros”

Imagem ilustrativa da imagem Tucanos seguirão no Podemos
Deputado estadual Sergio Meneguelli (Republicanos) participou do 2º encontro de tobateiros |  Foto: Reprodução/Redes sociais

Deputado estadual Sergio Meneguelli (Republicanos) participou do 2º encontro de tobateiros na região do Vale de Santa Joana, interior de Colatina.

“Tobata” é nada mais do que um micro trator, que também é conhecido como motocultivador ou tratorito.

Jogo de xadrez

Os prefeitos de Vila Velha e Cariacica, Arnaldinho Borgo (sem partido) e Euclério Sampaio (MDB) ainda não definiram seus futuros partidos. No caso de Arnaldinho, não há pressa, visto que o período limite para se filiar é ainda no próximo ano. Deve esperar a “poeira baixar” após todas as federações e fusões.

Euclério, por sua vez, ainda não anunciou que desistiu de migrar para o União, mas deve fazê-lo em breve. Dúvidas se continua no MDB.

Vice-governador defendeu a “amarelinha”

“Meu coração sempre foi verde e amarelo, e minha camisa também foi verde e amarela e continuará sendo”. A fala é do vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), que tomou lado na discussão sobre o uniforme da Seleção Brasileira passar a utilizar a cor vermelha nos próximos anos. Nos bastidores, a fala também teria sido para o eleitorado identificado mais com a direita, que adotou a camiseta canarinha nos últimos anos. Estratégia política para ano que vem?

Galeria

Foto simbólica

Ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) posou para foto com integrantes do PSDB, incluindo o ex-vice-governador César Colnago. Juntos, comemoraram a fusão com o Podemos.

Evento inédito

A Assembleia Legislativa vai sediar a primeira edição dos Diálogos Federativos. O evento tem como objetivo fortalecer a governança entre União, estados e municípios e é promovido pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI) com a Associação Brasileira de Municípios (ABM).

Maio Amarelo

A presidente da Comissão de Bem-estar Animal e da CPI dos Maus-tratos da Assembleia Legislativa, deputada Janete de Sá (PSB) faz um alerta sobre o Maio Amarelo: “Também é preciso frear para os animais a fim de evitar acidentes. Ainda é grande o número desse tipo de ocorrência nas estradas, muitas vezes pela imprudência”.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: