Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Petistas têm banho de água fria

As principais notícias da política capixaba, com bastidores e movimentações dos partidos

Eduardo Maia, do Jornal A Tribuna | 30/04/2025, 14:03 h | Atualizado em 30/04/2025, 14:03

Imagem ilustrativa da imagem Petistas têm banho de água fria
Eduardo Maia

Após a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência ter informado que o presidente Lula (PT ) provavelmente viria ao Estado na sexta-feira para entregar 917 imóveis do Minha Casa, Minha Vida em Linhares, os planos mudaram.

Lula não virá mais ao Espírito Santo. Ao menos, não na sexta-feira. Interlocutores do Presidente contaram à coluna que acreditam que a data anunciada pela SRI estava muito em cima para todo o trâmite burocrático. Caso o evento acontecesse no dia 2 com a presença de Lula, por exemplo, Linhares teria de ter recebido ontem o avião da FAB com integrantes do governo, que seriam responsáveis por vistoriar o local. Não aconteceu.

Internamente, a notícia foi ruim para o PT. Sobretudo para a presidente estadual, Jack Rocha. Além de o PT precisar mostrar força no Estado, Jack também seria beneficiada com Lula, já que as eleições estaduais da sigla serão dia 6 de julho.

Afinal, vem ou não vem?

Segundo interlocutores da Prefeitura de Linhares, o que coube ao município foi feito. Agora, é preciso uma data em comum entre governo e Caixa Econômica. Existe a possibilidade remota de que o ministro da Cidades, Jader Filho, venha sozinho. Petistas entendem, porém, que a vinda de Lula seria primordial, e estudam marcar para as semanas seguintes. A ver.

Dúvidas ainda pairam

A federação União-Progressista foi anunciada ontem em Brasília, mas dúvidas ainda persistem. Euclério (MDB) ainda não bateu o martelo se vai se filiar ao União para presidi-lo, embora nos bastidores isso já seja improvável. Percebendo isso, Marcelo Santos e Felipe Rigoni se encontrarão para as definições. Da Vitória, porém, é quem presidirá a federação.

“Filando a boia” já é tradição

Em cinco meses de mandato, o prefeito de Guarapari, Rodrigo Borges (Republicanos), criou o quadro “filando a boia” em suas redes sociais. De forma humorada, é quando almoça na casa de outras pessoas. Esteve com a vereadora Tainá Coutinho (PRD) aproveitando bobó de camarão.

Canto tucano

Lideranças do PSDB em Brasília participaram do “canto tucano”, termo em analogia ao “canto do cisne”. Aprovaram ontem a incorporação ao Podemos, conforme Plenário antecipou em âmbito nacional. Aécio Neves, um dos principais nomes da legenda, já tem afirmado que “é Podemos”.

Um dos maiores entusiastas da incorporação é o presidente do Podemos, Gilson Daniel. Ficará com uma sigla robusta às mãos, com 2 federais e 4 estaduais.

Quer fortalecer PRD no Espírito Santo

O presidente nacional do PRD, Marcus Vinícius, esteve ontem no Espírito Santo para reuniões com diversos políticos capixabas.

Acompanhado de Marcelão (PRD), uma das lideranças do PRD de Guarapari, se reuniu com o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), com o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho, e com o presidente da Câmara canela-verde, Maturano (PRD). Vinícius quer fortalecer a sigla no Estado. Está com os olhos em 2026.

Galeria

Senado é “muito provável”

Conforme havia sido antecipado pela coluna semanas atrás, o nome do vereador de Vitória Leonardo Monjardim (Novo) está cada vez mais perto de ser indicado pelo partido para disputar uma cadeira no Senado. “Não está batido martelo, mas podemos dizer que está mais perto do sim do que do não. É totalmente provável”, disse o presidente estadual do Novo, Iuri Aguiar.

Acompanharam de perto

Presidente da Assembleia, Marcelo Santos (União), o presidente estadual do PP, Josias Da Vitória (PP), e a vice-prefeita de Vitória, Cris Samorini (PP), acompanharam o anúncio do União-Progressista diretamente de Brasília.

Coro dos vereadores

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), esteve ontem na inauguração da nova sede da Polícia Militar Ambiental, em Santa Paula. No evento, os vereadores fizeram coro para que ele dispute o governo do Estado.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: