Tom elevado contra a Eco101
Artigo publicado na edição desta quarta-feira (24), do jornal A Tribuna
Deputados federais do Espírito Santo voltaram a subir o tom contra a concessionária Eco101, que anunciou no ano passado que deixará o contrato de duplicação da rodovia BR-101 e também teria manifestado desejo de ser indenizada.
“A concessionária, responsável pela duplicação da BR-101, além de não cumprir o contrato assinado há 10 anos e cobrar o pedágio dos capixabas, vai deixar a rodovia e ainda quer indenização de mais de R$ 600 milhões. Não vamos aceitar isso. A empresa não cumpriu nem 20% das obras previstas e ainda quer ser indenizada”, questionou Da Vitória (PP), ontem.
Em discurso recente no plenário da Câmara, Gilson Daniel (Podemos) classificou como inadmissível o que a empresa teria feito ao Estado e ao Brasil. “Após 10 anos cobrando pedágio, com o compromisso de duplicar 385 km de extensão da BR-101, entrega a concessão com apenas 62,4 km duplicados”.
Empresa não comenta
Procurada pela coluna, a Eco101 informou que não irá comentar as declarações dos deputados federais capixabas. A empresa, porém, disse que sem prejuízos ao processo em curso, se mantém aberta ao diálogo com o governo e demais entes públicos. O Palácio Anchieta anunciou recentemente que não irá mais assumir o trecho capixaba da BR-101.
Transparência
A Transparência Internacional - Brasil vai divulgar nesta quinta-feira um ranking com o nível de transparência das Assembleias Legislativas do País. A avaliação irá comparar a existência de mecanismos de transparência e participação nas Assembleias das 27 unidades da federação. A Transparência Capixaba fará a análise da avaliação relativa a Assembleia daqui.
Burburinhos ganham força
Conforme Plenário abordou em primeira mão ontem, correm burburinhos de que o secretário Alexandre Ramalho poderá ser candidato a prefeito em Vitória ou Vila Velha.
Coincidência ou não, nas comemorações do Solo Espíritosantense, na segunda cidade, ele posou ao lado de vereadores de lá e do presidente do Patriota e ex-deputado Rafael Favatto, que também é canela-verde.
Leia mais
Processo de reciclagem
A Comissão Permanente de Avaliação Documental (CPAD) do Poder Judiciário capixaba fará o descarte de processos arquivados das cidades de Vitória, Serra e Guarapari. Os mesmos serão enviados para reciclagem após período aberto para que as partes nos julgamentos possam solicitar os documentos. Já as entidades interessadas em receber a doação poderão entrar em contato com a Coordenadoria de Gestão da Informação Documental do TJ-ES.
Café sustentável e de qualidade
O governo estadual lançou na segunda-feira o que chamou de maior Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura do Espírito Santo.
“Inédito no País, o programa se baseia no conceito de sustentabilidade, tema incluso em todos os eixos de atuação, e tem como meta o aumento da produtividade, adequação ambiental e ampliação dos cafés superiores”, informou texto enviado pela assessoria de imprensa do Palácio Anchieta.
Galeria
Câmeras
O vereador da Serra Paulinho do Churrasquinho (PDT) contou ter apresentado um projeto na Câmara do município proibindo o uso de videomonitoramento para comprovar multa de trânsito ocorrida no interior de veículos. Segundo ele, o objetivo é preservar o espaço interno do veículo como ambiente particular.
Crianças e Adolescentes
A CPI do Combate ao Abuso Sexual e Violência contra Crianças e Adolescentes receberá, nesta quarta-feira, às 13 horas, o delegado Brenno Andrade, titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC).
Animais
Quinta-feira, às 14 horas, será a vez da CPI dos Maus-Tratos contra os Animais se reunir. O colegiado convocou uma pessoa envolvida no esfaqueamento de uma cadela em Linhares.