Manifestações sobre Deltan
Artigo publicado na edição de segunda-feira (22), do jornal A Tribuna
A cassação do mandato de deputado do ex-procurador da Lava a Jato, Deltan Dallagnol, na última semana, feita pelo Tribunal Superior Eleitoral, movimentou parte da bancada federal capixaba que se dividiu em favorável e contrária à sentença.
“Sempre fui contra o ativismo judicial e a judicialização da política, que tiveram como maiores expoentes o (Sergio) Moro e o Dallagnol à frente da Lava a Jato. Os dois fraudaram o processo de Justiça, rasgaram a Constituição e ignoraram o devido processo legal para condenar e prender sem provas”, disse o deputado federal Helder Salomão (PT).
“Cassar o mandato de Deltan Dallagnol é tirar a voz de quase 350 mil pessoas no Paraná. O que vimos nesses últimos dias, na verdade, foi o deputado ser aplaudido, ovacionado, tanto nas redes quanto nos quatro cantos do Brasil”, disse o também federal Messias Donato (Republicanos).
Abuso infantil
A CPI do Combate ao Abuso Sexual e Violência contra Crianças e Adolescentes da Assembleia recebe, na quarta, às 13 horas, o delegado Breno Andrade, da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos. Segundo o presidente do colegiado, Dary Pagung (PSB), a presença do delegado será uma oportunidade importante de debater o tema.
Paratletas
A Comissão de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer da Câmara de Vitória, na última semana, foi favorável ao projeto do vereador Davi Esmael (PSD) e relatado pelo vereador Duda Brasil (União), que propõe alteração em lei sobre inclusão de paratletas em modalidades esportivas da cidade. O objetivo é fazer respeitar as características de cada uma delas.
Nova modalidade
Em um vídeo que compartilhou, o vereador de Vitória Vinícius Simões (Cidadania) arrumou um jeito de fazer crítica a buracos no calçadão de Camburi de forma diferente. Disse, com direito a demonstração, que os frequentadores do lugar, além de correr, caminhar, pedalar e andar de skate, também poderão praticar “salto a buracos”.
Leia mais
Previdência
O conselheiro Domingos Taufner, do Tribunal de Contas (TC-ES), ministrou palestra no 2º Congresso Nacional de Controle da Administração Pública, em Curitiba, no Paraná. O assunto abordado por ele foi o controle externo dos regimes próprios de previdência social. “A previdência tem grande alcance social, protege os trabalhadores doentes, que precisam se afastar e que estão se aposentando. Mas também custa caro e, por isso, se faz necessário um controle bem feito”.
Projeto contra circulação de droga superpotente
A circulação do fentanil, remédio mais potente que a morfina, tem acendido o alerta das autoridades brasileiras. A droga, que está no centro de uma grave crise de saúde e segurança nos Estados Unidos, já foi apreendida no Brasil e em grande volume no Estado. Ela é alvo de projeto na Assembleia do deputado Denninho Silva (União) proibindo sua comercialização, distribuição, aquisição, estocagem, transporte, posse e uso da substância para fins ilícitos por aqui.
galeria
Prestação de contas
Na sexta-feira, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Câmara de Vitória receberá a secretária de Educação, Juliana Rohsner, para Audiência Pública de Prestação de Contas do 1º Quadrimestre de 2023.
Estágio em Juizado
A Justiça Volante do 3º Juizado Especial Cível de Vitória vai abrir inscrições, de quinta até 2 de junho, para estágio de conciliação. Estudantes entre o 4º e o 8º períodos do curso de Direito, com frequência efetiva em instituição de ensino pública ou privada conveniada com o TJ-ES, poderão se inscrever através de endereço no site do Tribunal.
Estágio no MP-ES
Estão abertas até o dia 2 de junho, as inscrições para o 21º Processo de Seleção de Estagiários de Pós-Graduação do Ministério Público do Estado (MP-ES). As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio de um link no site do órgão.
Leia mais
Calça e jaqueta jeans não mais