Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Sem impedimento por lei

Artigo publicado na edição desta terça-feira no jornal A Tribuna

Rodrigo Péret (Interino), Jornal A Tribuna | 04/04/2023, 13:31 13:31 h | Atualizado em 04/04/2023, 16:59

Imagem ilustrativa da imagem Sem impedimento por lei
Câmara de Vereadores de Vitória |  Foto: Câmara de Vereadores de Vitória

O projeto que pretende aumentar o salário dos vereadores de Vitória em mais de 90% foi alvo de debate interno entre os vereadores por conta de uma lei municipal sancionada em 2016, que vincula os reajustes salariais do prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores ao percentual linear concedido aos servidores municipais da capital, ou ao índice inflacionário do período, o que impediria o reajuste indicado na proposta

Porém a Câmara de Vitória explicou que a lei de 2016 não se aplica ao projeto por este não se tratar de reajuste salarial, mas de fixação de subsídio a partir da próxima legislatura, algo previsto na Constituições Federal e Estadual. De toda forma, o autor do projeto, o vereador Maurício Leite (Cidadania), diz não estar descartada a hipótese de uma redução no reajuste 

Leia mais sobre Plenário aqui

“Mas vamos fazer de forma que seja justa. Estamos defasados, há mais de cinco anos sem reajuste salarial”, explicou

Pareceres divergentes

A lei, aliás, foi lembrada em sessão pelo vereador Davi Esmael (PSD). 

Apesar de sancionada em 2016, ela havia sido proposta em 2010 pelo hoje deputado estadual Gandini (Cidadania). Curiosamente, em 2013, o projeto havia recebido parecer pela inconstitucionalidade pela Comissão de Justiça da Câmara, mas a de Finanças foi favorável à aprovação.

Eleição partidária

Está prevista para este mês a realização da convenção partidária do União Brasil no Estado. O atual presidente estadual da sigla, Felipe Rigoni, deve liderar uma chapa para concorrer à presidência. Atualmente, a comissão liderada por Rigoni é provisória. O dia da convenção, porém, ainda não foi oficializado, segundo informou a assessoria de Rigoni.

Forrozeiro

O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos), tem um forte concorrente ao posto de “melhor dançarino” do Legislativo: Denninho Silva (União), que publicou vídeo dançando ao som de Alemão do Forró, no último fim de semana. “Dança muito!”, comentou o cantor, na publicação.

Leia mais

Colatina lidera ranking

Vereador pode ser cassado

Compulsória

Já tramita na Assembleia Legislativa um projeto de autoria do deputado  estadual Denninho Silva (União Brasil), que obriga a internação compulsória de dependentes químicos em situação de rua no Estado.

Segundo o autor, a internação compulsória deverá ser realizada por ordem judicial, mediante a apresentação de um laudo médico que ateste a dependência química e a impossibilidade do tratamento voluntário.

Pedida intervenção em hospital na Serra

O deputado Pablo Muribeca (Patriota) lançou ontem a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Capixaba, na Assembleia Legislativa. E como uma das primeiras ações, a Frente pede a intervenção estadual no Hospital Materno Infantil da Serra, para que a ala infantil comece a funcionar, já que o equipamento atende apenas a partos e gestantes. O hospital, inaugurado em fevereiro de 2022, funciona hoje com cerca de 30% de sua capacidade, segundo o parlamentar.


galeria

Elogios

O vereador de Vitória, Davi Esmael (PSD), parabenizou os deputados Denninho (União) e Mazinho (PSDB) pelo empenho em declarar a isenção do IPVA para pessoas com deficiência na compra de veículos de até R$ 140 mil.

Crítica a taxa de esgoto 

O vereador André Lopes (PT) criticou a cobrança de 80% de taxa de esgoto que está sendo realizada pela Cariacica Ambiental antes mesmo das obras de esgotamento sanitário realizadas no município terminarem.  

canal de integração 

A Gerência de Comunicação da Prefeitura de Anchieta lançou um novo informativo institucional dos servidores, que vai funcionar como canal de integração entre os diversos setores.

nomeado 

O deputado Victor Linhalis (Podemos) foi nomeado vice-líder do bloco formado por Podemos, MDB, PSD, Republicanos e PSC, da Câmara dos Deputados. O grupo tem 142 parlamentares.

Leia mais

Aumento salarial de 97,2%

CPI de Vandinho é autorizada

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: