Reflexos no Espírito Santo?
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
A superfederação União-Progressista anunciou que “detentores de mandato” filiados às legendas devem renunciar a qualquer cargo ocupado no governo federal, o que incluiu dois ministros de Lula. Naturalmente, a ação faz com que União Brasil e PP se distanciem de Lula, em um cenário que o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, é cotado para ocupar a vice de Tarcísio de Freitas (Rep-SP), caso ele se lance à presidência.
Em agosto, a coluna publicou que o presidente estadual da federação, Da Vitória (PP), aguardava indicativos de Ciro para fechar seus apoios para 2026. Com a decisão da federação, será preciso esperar para ver se algum decreto da nacional será imposto aos estados no sentido de que as siglas sejam impedidas de coligar com partidos de esquerda ou centro-esquerda.
Caso aconteça, pode mexer o tabuleiro e beneficiar o grupo do Republicanos, liderado por Erick Musso e Lorenzo Pazolini.
Capixaba apoiou decisão
Pelas redes sociais, Da Vitória endossou a posição da federação. “Nós divergimos do governo federal, precisamos de estabilidade política para fazer o Brasil avançar. Teremos posição independente no País e estados”. Nos bastidores, algumas lideranças do PP mais ligadas ao governo do Estado já veem a determinação da nacional com preocupação.
Evento para oficializar
Presidente da Assembleia, Marcelo Santos foi confirmado como novo presidente do União Brasil. Conforme antecipado, recebeu na semana passada carta de renúncia de Felipe Rigoni, que será 2º vice-presidente.
Nos bastidores, a falta de Rigoni na 1ª vice teria chamado atenção de aliados. A posição será ocupada por Marcos Guerra, prefeito de Jaguaré.
Pelos quatro cantos do ES
“Zum zum zum, tô voando e rodando o Espírito Santo todinho”. A publicação do vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), distribuiu recados políticos. Além de ter usado o hit “melzinho” como trilha sonora de momentos em vários cantos pelo Estado, decretou: “A turma inteira tá vindo junto”.
Planejamentos
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), teve na última quarta-feira (3) uma reunião com alguns aliados. Em encontro mais reservado, tratou com os presentes os próximos passos políticos. Foi, sobretudo, uma reunião de avaliação. Em pauta, a proximidade que o prefeito está tendo com o PP.
Nesta quinta-feira (4), o governador Casagrande (PSB) e o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), estarão em Vila Velha para o lançamento do totem de segurança, no Centro.
“Me comprometo a apoia-lo”, diz Max Filho
O leque de apoio do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), que quer disputar o Senado, não para de crescer. Esteve com o prefeito de Viana, Wanderson Bueno (Pode) — que o convidou para disputar a eleição pelo Podemos —, e com o ex-prefeito de Vila Velha Max Filho (PSDB). “Falei que se for candidato, me comprometo a apoiá-lo. Assim como se vier Luiz Paulo (PSDB)”.
Encontro também contou com o ex-vice-prefeito canela-verde Carreta.
Galeria
Presente no adesivaço
Ex-deputado Carlos Manato (PL) esteve no pedágio da 3ª Ponte, acompanhado do vereador de Vitória Armandinho (PL) para distribuir adesivos de “Fora Lula”. Vendo as movimentações antecipadas, Manato começa a se articular. Deseja disputar o Senado, mas será preciso estar em outra sigla. Há quem diga, porém, que pode disputar Câmara Federal.
Convite para a posse
Deputado estadual João Coser, presidente eleito do PT estadual, fez questão de convidar pessoalmente para sua posse, no próximo dia 13, o presidente estadual do PSB, Alberto Gavini, e a liderança do PDT Sergio Vidigal. O encontro estadual da legenda será no Ifes de Cariacica, e a posse está marcada para as 9 horas.
Homenagem ao imperador
Vereador de Vitória Leonardo Monjardim (Novo) sugeriu que a Câmara promova uma sessão solene em homenagem ao bicentenário de Dom Pedro II (1825-1891), que será comemorado no dia 2 de dezembro.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



